terça-feira, outubro 23, 2012

9 meses!

Porqueira, você completou 9 meses de pura gostosura!

Foi um mês intenso em novidades. Finalmente nos mudamos para o nosso apartamento e você ganhou um quartinho só seu. Tá certo que nos primeiros dias você continuou a dormir com a gente, desta vez no meiinho da cama que agora é bem maior que a antiga. Chegamos a conclusão é que nós sentiríamos sua falta e não conseguimos nos desgrudar. Aos poucos você passou a dormir no seu quarto, mas muitas noites acabava voltando para o nosso.

Seu sono continua irregular. Você mama às onze da noite, já dormindo. Muitas vezes só volta acordar lá pelas 5h outras acorda ainda 2h da manhã chorando. Vamos levando, torcendo para o dia que acordará mais tarde, sem choros noturnos. Por falar em sono, você está madrugador! Infelizmente! Vez ou outra já está desperto antes das 7 da manhã... Durante o dia, dorme, mas não tem horário fixo, nem quantidade fixa.

Aproveitando que você está madrugando e o papai precisa voltar a trabalhar, você passou a ir a uma escolinha. Na verdade, não é um compromisso sério, tanto que já deixou de ir algumas vezes, mas desde o primeiro dia fica lá, sem chorar, nem estranhar ninguém, até a 1h da tarde. A sua maior dificuldade de adaptação foi a rotina de comida. Você, que não é chegado a comer muito, costuma espaçar muito o horário de se alimentar, agora (teoricamente) mama por volta das 7h30, toma uma lanche às 9h30 e almoça às 11h e depois mama à 1h. Só que você, segundo sua agenda, ou lancha direito ou almoça. Além do mais não aceitou nenhuma sobremesa ainda lá. Como você está acostumado às papinhas prontas de frutas está MUITO difícil você comer a fruta normal. No mais, todos disseram que você é um menino super ativo e alegre.

Outra novidade é seu primeiro dente!! Uma semana antes de completar seus 9 meses, o que apareceu primeiro foi o incisivo central direito e foi a mamãe que percebeu. Mês passado você sofreu muito com, acho, dores, tanto que chorava sem motivo de madrugada só se tranquilizando depois de medicado. Agora que o dente apareceu o que te judiou foi a diarreia que acompanhou a novidade. Tá certo que todos os médicos negam que isso acontece, só que todas as mães relatam esse sintoma. A sua foi intensa e durou cinco dias, deixando o seu bumbum em petição de miséria. Foi a sua segunda assadura e, de longe, a pior que eu lá vi. Ainda bem que depois de medicado, você melhorou e ainda está com o bumbum (quase) novinho em folha.

Contrariando os "especialistas de plantão", você continua a andar somente se apoiando nos móveis. Seu engatinhar está super-rápido, mas o seu negócio é se apoiar em alguma coisa e ficar de pé. Adora abrir as portas dos armários e tirar tudo o que tem dentro. Os potes de plástico da cozinha estão arranhados de tanto serem esfregados no chão. Aparentemente você já descobriu para que serve uma tomada e quando acha um fio solto pela casa, tenta colocar em alguma tomada que esteja por perto. Vamos providenciar os protetores, antes que você tome um choque.

Você já sabe colocar a chupeta na boca sem ajuda, apesar de ainda não encontrá-la sozinho à noite. Também sabe pegar a mamadeira de colocar na boca, mas ainda não conseguiu entender ou não tem habilidade para incliná-la um pouco para beber o líquido. Você entende alguns comandos como senta, não (até para o que está fazendo, balança a cabeça, mas volta, quase que instantaneamente, a fazer o que lhe tinha sido negado), dá, sujo (também balança a cabeça quando falamos isso), ou seja, mais um pouco e você vai saber mais coisa que a Brisa! rs

Aprendeu a dar beijos molhados abrindo a boca e esfregando na bochecha das pessoas.Vez ou outra só se contenta quando acerta a boca delas também. A gente pede para dar "beijinho de nariz" e você fica paradinho, esperando a esfregação. Ri bastante depois. Esqueceu como dava tchau, uma pena. Vamos ter que treinar de novo! rs Ri bastante quando cantam parabéns, mas não dá sinais de que vai bater palminhas junto conosco.

Acabamos por esquecer do dia da sua consulta no médico (a mudança para a nova casa foi bagunçada e intensa!). Por isso não tenho suas medidas. Mas você está saudável e é isso que importa. Prometo resolver isso no próximo mês.

Lindão da mamãe
Beijos gigantes, do tamanho das suas bochechas!