terça-feira, fevereiro 28, 2012

Dica de aplicativo para IPhone

Você é uma mamãe controladora como eu? Tem um iphone? Então vai adorar esse aplicativo!

Chama Total Baby. Com ele é possível cronometrar o tempo das mamadas, do soninho, do banho, das fraldas e de qualquer outra coisa que você quiser anotar. Além disso, o próprio aplicativo calcula intervalo entre tudo. Como vocês acham que eu sei que o pimpolho acorda a cada duas horas para mamar? Rs

Com esse app também é possível anotar a evolução de peso e tamanho do bebê, as vacinas, visitas ao pediatra, etc.

Ele é tão especifico que de pode anotar qual seio o bebê mamou ou ainda se foi na mamadeira, quantidade, de foi leite ordenhado ou formula.

Incrível!!!

Não, esse não é um post patrocinando (quem dera meu pobre blog tivesse esse tipo de coisa! Hohoho). É só uma dica para as mamães que gostam de anotar tudo e acham aqueles caderninhos muito complicados.

PS: Thanks Steve por criar o iPhone! O companheiro das mamadas noturnas!

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Amamentação: dura realidade

Eu nunca tive dúvidas que iria amamentar meus filhos. Para mim sempre foi algo natural, ou animal, afinal somos mamíferos, não?

Mas meus problemas começaram cedo. Não tenho a anatomia necessária para facilitar o sucção. Muitas mulheres tem o chamado bico do seio plano outras o invertido. Eu me encaixo no primeiro time. Então, logo que engravidei, comecei a pesquisar sobre o assunto. A maioria dos textos dizia não ser um grande problema, já que o bebê deve abocanhar o mamilo todo, não só o bico. Mas recomendavam o uso de conchas para ajudar a "sair"o bico para fora, além de outras técnicas (como puxar, sugar, etc).

Tentei de tudo, mas eles não saíram nem que eu quisesse. Acho que nem promessa resolveria.

Além disso, hoje há uma controvérsia muito grande sobre a preparação do seio para a amamentação. Uns dizem ser necessário "machucar"o seio antes, passando buchas, tomando sol, não passando hidratante, tudo para deixar o seio mais "calejado". Outros dizem que nada disso é necessário, já que o que machucaria o peito é a pega incorreta. Bastaria o banho de sol e aprender a colocar o bebê na posição certa. Optei por não me machucar sem necessidade...

Pois bem, o filhote nasceu e eu só pude amamentá-lo quase 14 horas depois que ele nasceu em razão do alojamento em alas diferentes no hospital. O colostro desceu, mas a técnica de amamentar é muito mais complexa do que eu poderia imaginar.

Primeiro porque sem o bico anatomicamente correto o pimpolho não pegava o seio. Tive que usar um anteparo de silicone para fazer as vezes. Aí as coisas começaram a melhorar. Mas esse tal de colostro é o que há, para ser bem sincera. Pelo menos o meu não era suficiente para alimentar meu filho. Essa é a verdade! Ele chegou a ficar 1 hora mamando a berrava de fome. Berrava. Aí apelei para o complemento. Naquele momento, sem culpa.

Saímos da maternidade com a recomendação de continuar a usar o bico falso até o meu aparecer, além de dar até 30ml de Aptamil se eu percebesse que ele ainda estava com fome. Advinha o que aconteceu? O leite demorou 3 dias para descer. Nesses 3 dias, o bebê vez ou outra tomava mamadeira.

Mas o leite desceu sim, em uma quantidade que não era o suficiente. Podem falar o que quiser. Que temos o leite suficiente para nossos filhos, que o corpo é feito para isso. Só se for o dos outros, porque meu filho berrava de fome depois de mamar os dois seios por mais de 1 hora.

Além disso, ganhei uma fissura no seio esquerdo. Jorrava sangue da ferida. Optei naquele momento por ordenhar o seio e dar o leite na mamadeira, enquanto a ferida não fechava. Em dois dias comecei a me sentir mal. Medi minha temperatura: 39 graus e o seio todo dolorido e empedrado. Diagnóstico: mastite! Beleza, heim?!

Passei a tomar antibiótico e anti-inflamatório. Além de ter sido "obrigada" a dar o seio fissurado para o filhote mamar. Só quem passou por isso sabe a DOR que é. Chorei de dor todas a vezes. Isso faz duas semanas e ainda está ferido.

As mamadeiras ainda eram necessárias. Começaram com até 30ml e em algumas mamadas o bebê tomava 90ml. Fomos na primeira consulta do pediatra e saí de lá com uma receita de plasil, ocitocina sintética e dar o seio mesmo que estivesse vazio. E assim está sendo feito desde o dia 6 de fevereiro. Se melhorou? Sim. Muitas vezes, principalmente nas mamadas da madrugada, não preciso de mamadeira. Mas pela manhã, mesmo mamando no seio, preciso de uma. Assim como no final da tarde. Tenho a impressão, para não dizer certeza, de que não dou conta mesmo da fome dele.

Pode parecer desculpa para muitas mães que passarem por aqui. Vão dizer que é mentira, que tenho preguiça, que não me esforço. Mas alguém pode me dizer porque o peito de uma amiga que teve a filha 20 dias depois de mim jorra leite a ponto de ter que doar para não ter desperdício e o meu não chega a molhar o absorvente de seio?

Esse é o primeiro post-desabafo de uma recém-mãe, um pouco frustrada consigo e com as circunstâncias. A maternidade é ótima, mas nem sempre é colorida como dizem por aí

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

1 mês de vida!!

Filhote, hoje voce completa seu primeiro mês de vida! Pode parecer um chavão (e o é!), mas passou voando.

É incrível como aquela criaturinha pequeninha, cheia de cabelo, com pés e mãos tão grandes, hoje já fica acordadinho, olhando o ambiente e se encantando com as luzes da TV.

Você nasceu com o cabelo pretinho, mas agora ele já estava um castanho clarinho. Vivia com ele
arrepiado! Seu penteado oficial era moicano. Mas agora aquela peruca toda está caindo aos poucos e, engraçado, começando pela testa!

Seus olhos ainda estão cinza, mais claros que no início. Mas no sol já dá para ver que alguns veios castanhos estão dando as caras. Pelo jeito não vai ter os olhos azuis de seu avô.

Se no começo era a carinha do seu pai, hoje as pessoas dizem que você tem os ares de sua mamãe aqui. Não sei dizer, mas garanto que suas bochechas são minhas!

Não vou dizer que foi um mês fácil porque não foi. Tivemos problemas sérios com a amamentação. Você pegou direitinho o peito, mas o problema não era você, mas o peito. Ainda uso um bico falso de silicone para criar aquilo que a natureza não me deu. Você não estranhou em nada, o que foi bom.

Mas o seio plano não é nada perto da sua fome e a minha falta de leite. Desde que chegamos em casa você, algumas vezes ao dia, precisa complementar a mamada com uma fórmula. Começou com 30ml e hoje, dependendo do horário, mama 90ml mais os dois seios. A pediatra receitou dois remédios para ajudar na fabricação do leite materno. Mas mesmo com eles e litros de água diariamente temos que recorrer à mamadeira. Faço isso sem culpa, mas não sempre. Vez ou outra bate aquela sensação de “você está falhando”. É lógico que prefiro você crescendo e forte, mas que me sinto incompetente, me sinto. Pelo menos o bico de silicone é igual o da mamadeira e você mama nos dois e nem dá sinal de desitir do peito.

Por falar em crescer e engordar, na primeira consulta, com 20 dias, você tinha engordado 800g e crescido 5,5cm.Ainda não tinha chegado no peso que sua mammy aqui nasceu, mas finalmente estava do tamanho de um recém-nascido. Lado bom de ter nascido pequeno? Algumas roupinhas não serviriam jamais se você tivesse vindo ao mundo com um tamanho padrão. Coisa doida essas confecções...

Você mama de duas em duas horas durante a noite. Durante o dia espaça mais as mamadas. Dificilmente consegue mamar mais de 10 minutos seguidos. É chegar nesse tempo e você tirar um cochilo! Nem precisa de relógio para saber o motivo de você dar uma dormidinha.

Nesse um mês de vida já foi a dois aniversários (sim, seus pais são doidos e não veem nada de mais em sair com você, desde que não fique rodando de mão em mão). Ficamos nas festas o tempo do seu soninho e foi ótimo: nos divertimos e você não ficou estressado. Mas como não somos bobos, ao menor sinal de que você ia acordar... hora de ir para casa!

Você é um bebê extremamente calminho. Não chora quase nunca, o que é um alívio para todos (para você ter ideia, todos são traumatizados com sua dinda que hoje tem 27 anos, mas não
deixou ninguém esquecer que ela ficou 6 longos mês sem dormir porque chorava TODAS as noites!). Seu choro quase sempre têm um motivo: fome! Se não for fome, é dor, mas é raríssimo, tanto que só teve 3 episódios de cólica (Deus conserve assim!).

Amanhã vamos para para nossa primeira viagem, aproveitando que é Carnaval. Vamos para a serra. Espero que você não estranhe o berço, nem o ambiente.

Beijos da mamãe apaixonada!