quinta-feira, maio 31, 2012

O sono do meu bebê

Comprei dois livros assim que engravidei, um sobre Parto Natural (que no final não ajudou em nada, mas vai servir para o próximo, sem dúvidas!) e outro sobre o sono dos bebês.

Li centenas de blogs e fóruns e. baseando-me nisso, comprei "Soluções para Noites sem Choro". Portanto, sem nem ainda ter um bebê comigo já sabia que EU e não dormiria como antes. Isso porque a autora explica claramente que o "dormir a noite toda" dos pimpolhos esté longe, mais muito longe, do nosso "dormir a noite toda". Ou seja, euzinha, que para ser feliz precisa dormir umas 10 horas por noite, e mesmo assim acordo de mau-humor, ficaria um bom tempo sem isso.

No começo é extremamente normal o bebê acordar a cada duas horas para mamar. Se seu bebê demora mais tempo, erga as mãos para o céu e agradeça e segure a tentação de acordá-lo para fazê-lo mamar (a não ser que ele não esteja ganhando peso e o pediatra recomende esse expediente). Aproveite e durma! hehehe

O meu acordava como um relógio a cada duas horas. Então, enquanto ele ainda mamava no peito, o processo de acordar, mamar, arrotar, trocar (o que não era feito sempre) e domir levava 1 hora. Depois ele dormia por mais 2 e tudo recomeçava. No final do segundo mês, o intervalo entre as mamadas começou a diminiur consideravelmente, chegando ao limite dele acordar depois de 45 minutos de sono, sendo que havia ficado mamando por mais de 30 minutos. Percebo hoje que era sim o leite rareando. Somando ao cansaço de não dormir direito por quase duas semanas o leite se foi mesmo, não teve remédio e líquido que ajudasse.

Justamente nesse época o pimpolho passou a ficar parte da noite na minha cama. Não é recomendado, eu sei, mas eu não estava aguentando mais acordar 6 vezes na madrugada. Ele dormia no berço (só ninamos ele no primeiro mês, depois ele passou a ser "ninado" diretamente no berço, com a ajuda do móbile), mas lá pelas 4 da manhã ele já ficava na minha cama, pois era menos cansativo só dar uma sentadinha na cama, colocá-lo para mamar e deitar em seguida.

Passamos para a mamadeira somente e o bebê continuou a acordar durante a noite, já estavamos próximos ao terceiro mês. Agora eram "só" 3 vezes (por volta da 1h30, depois as 3h30 e depois as 5h). Quando começava a amanhecer ele passava a gemer de dor, era preciso dar remédio de gases, usar uma almofadinha quente, e só depois de alguma ginástica ele finalmente soltava tudo e voltava a dormir. Nisso se passava 1h30... 2h...

Eu rezava para o terceiro mês começar. Parecia um número mágico, sabe? Afinal 10 em cada 10 mães diziam que o bebê, como num passe de mágica, passava a dormir a noite toda (a nossa noite toda, diga-se) e tudo ficava azul. Pois bem, meu lindinho fez 3 meses e NADA de dormir mais de 3 horas seguidas. Passei a ficar desesperada. Não é possível que ele fosse ser o "do contra" novamente (lembram que ele resolveu ficar pélvico até o dia nascer? só 3% dos bebês permanecem assim até o fim da gravidez!) e não iria dormir.

Resolvi ler o livro novamente e ele dizia que era normal. Normal onde? Todos os bebês já não dormiam? Pelo menos era o que todas me diziam. Além disso, o livro já não me dava muitas dicas novas. Meu bebê não dormia no colo, não dormia mamando, não ficava acordado durante a noite, não chorava de noite. Ele simplemente queria mamar de 3 em 3 horas. Ou seja, ele acordava, resmungava, mamava e dormia. Quando não mamava sem abrir os olhos!

Relatei tudo isso à pediatra. Ressaltei que eu estava ESGOTADA! Quem é que consegue viver dormindo às 11, acordando 3 vezes na madrugada, despertando as 5h30 para aliviar os gases de um bebê e tendo que levantar às 8h?

Você pode pensar: mas por que dormir às 11h? Você deveria dormir quando ele vai deitar. Muito fácil pensar isso quando não se tem mamadeiras para lavar e esterelizar, ãgua para ferver, banho para tomar, comer... Eu faço isso quando ele vai dormir.

Sim, eu sou casada e meu marido me ajuda. Mas por mais que ele ajude, não é nem 30% de todas as minhas necessidades. No final, o bebê é da mãe, sabe?

Foi quando a pediatra indicou a aveia (uma colher de chá) na última mamada, com o bebê já dormindo, por volta da meia-noite. Eu deveria depois enrolar o pimpolho com a chupeta, para que ele passasse a se acostumar a mamar só no início da manhã. Como eu contei aqui, funcionou em parte. Ele passou a mamar só uma vez na madrugada (3h) e os gases doloridos se foram. Mas a mamada da 12h não deu certo.

Agora estamos no meio de quarto mês. Em pouco tempo volto a trabalhar (um beijo para quem criou os 6 meses de licença maternidade, não sei como as mães que não tem conseguem trabalhar com um bebê de 4 meses em casa!) e estou vendo claramente que não vou conseguir sobreviver desse jeito.

Como dormir as 11h da noite, acordar na madrugada e levantas as 8h. Cuidar de uma casa (não tenho empregada por lá), trabalhar 7 horas no período da tarde e ainda cuidar dele de noite? Sim, porque o marido vai ficar com ele de tarde, mas tenho ABSOLUTA certeza que o restante do tempo será meu, não tenho ilusões.

Decidi ler o livro da Encantadora de bebês... (continua)

2 comentários:

Mundo Selvagem disse...

bem-vinda ao mundo das mães, aqlas q realmente cuidam de seus bebes passam por isso. vc vai sair bem mais forte disso tudo
lilian

Priscila A. dos Ramos Cunha Pontes disse...

Vir, o livro da Encantadora de bebês é ótimo! Funciona MESMO! Não desista se o LH resistir no começo! Insista que vai dar certo! Ela tem técnicas específicas para todos os casos! A Heleninha virou um reloginho!

Quando o Helenilson está viajando, eu também coloco a baby na cama, pois é muito mais fácil do que levantar e ir ao outro quarto 4X por noite para colocar a chupeta que caiu....rsssss

Beijos pra vcs!