sábado, outubro 01, 2011

Aumento de peso na gravidez

Uma das maiores preocupações da grávida é, sem dúvidas, o peso. E percebo que hoje, além da pressão externa para engordar pouco, os médicos contribuiem muito para o estresse.

É lógico que é mais saudável engordar somente o necessário. Infelizmente o aumento exagerado de peso traz consequências médicas não desejáveis para a mãe e para o bebê. E, piorando mais o cenário, não somos celebridades para aumentar 20kg e voltar a boa forma em poucos meses, já que não dinheiro não dá em árvore e uma coisa dessas exige nutricionistas, intervenções estéticas, muita ginástica, etc, etc Nós, mortais, temos que cuidar da casa, do filho que chegou, do marido carente, do trabalho... e o tempo para cuidar de nós fica raro.

Mas a questão é: quando engordar? Isso varia muito de pessoa para pessoa. A altura, o peso anteior, os problemas de saúde, tudo influencia na conta final. Uns dizem para não se passar dos 11kg; outros, dos 9kg.

Fuxicando na internet, achei essa tabela no site da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais. Trata-se de uma curva de peso utilizada para o acompanhamento das gestantes no Programa Saúde da Família.Ou seja, é algo sério.

Nela é possível ver as 4 curvas de comparação. A leitura é simples. Se você está na curva mais alta, está com o aumento de peso no limite do aceitável (P90), Se está na mais baixa, significa que quase não aumentou. Entendo que o ideal é estar no meio, né? Se algum médico passar por aqui e quiser corrigir...

Eu estou com 23 semanas. O aumento de peso foi de 5kg até agora. O que me coloca exatamente entre o P25 e o P50. Fiquei mais tranquila. Estou dentro de um bom padrão. E vocês?

Nenhum comentário: