sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Amamentação: dura realidade

Eu nunca tive dúvidas que iria amamentar meus filhos. Para mim sempre foi algo natural, ou animal, afinal somos mamíferos, não?

Mas meus problemas começaram cedo. Não tenho a anatomia necessária para facilitar o sucção. Muitas mulheres tem o chamado bico do seio plano outras o invertido. Eu me encaixo no primeiro time. Então, logo que engravidei, comecei a pesquisar sobre o assunto. A maioria dos textos dizia não ser um grande problema, já que o bebê deve abocanhar o mamilo todo, não só o bico. Mas recomendavam o uso de conchas para ajudar a "sair"o bico para fora, além de outras técnicas (como puxar, sugar, etc).

Tentei de tudo, mas eles não saíram nem que eu quisesse. Acho que nem promessa resolveria.

Além disso, hoje há uma controvérsia muito grande sobre a preparação do seio para a amamentação. Uns dizem ser necessário "machucar"o seio antes, passando buchas, tomando sol, não passando hidratante, tudo para deixar o seio mais "calejado". Outros dizem que nada disso é necessário, já que o que machucaria o peito é a pega incorreta. Bastaria o banho de sol e aprender a colocar o bebê na posição certa. Optei por não me machucar sem necessidade...

Pois bem, o filhote nasceu e eu só pude amamentá-lo quase 14 horas depois que ele nasceu em razão do alojamento em alas diferentes no hospital. O colostro desceu, mas a técnica de amamentar é muito mais complexa do que eu poderia imaginar.

Primeiro porque sem o bico anatomicamente correto o pimpolho não pegava o seio. Tive que usar um anteparo de silicone para fazer as vezes. Aí as coisas começaram a melhorar. Mas esse tal de colostro é o que há, para ser bem sincera. Pelo menos o meu não era suficiente para alimentar meu filho. Essa é a verdade! Ele chegou a ficar 1 hora mamando a berrava de fome. Berrava. Aí apelei para o complemento. Naquele momento, sem culpa.

Saímos da maternidade com a recomendação de continuar a usar o bico falso até o meu aparecer, além de dar até 30ml de Aptamil se eu percebesse que ele ainda estava com fome. Advinha o que aconteceu? O leite demorou 3 dias para descer. Nesses 3 dias, o bebê vez ou outra tomava mamadeira.

Mas o leite desceu sim, em uma quantidade que não era o suficiente. Podem falar o que quiser. Que temos o leite suficiente para nossos filhos, que o corpo é feito para isso. Só se for o dos outros, porque meu filho berrava de fome depois de mamar os dois seios por mais de 1 hora.

Além disso, ganhei uma fissura no seio esquerdo. Jorrava sangue da ferida. Optei naquele momento por ordenhar o seio e dar o leite na mamadeira, enquanto a ferida não fechava. Em dois dias comecei a me sentir mal. Medi minha temperatura: 39 graus e o seio todo dolorido e empedrado. Diagnóstico: mastite! Beleza, heim?!

Passei a tomar antibiótico e anti-inflamatório. Além de ter sido "obrigada" a dar o seio fissurado para o filhote mamar. Só quem passou por isso sabe a DOR que é. Chorei de dor todas a vezes. Isso faz duas semanas e ainda está ferido.

As mamadeiras ainda eram necessárias. Começaram com até 30ml e em algumas mamadas o bebê tomava 90ml. Fomos na primeira consulta do pediatra e saí de lá com uma receita de plasil, ocitocina sintética e dar o seio mesmo que estivesse vazio. E assim está sendo feito desde o dia 6 de fevereiro. Se melhorou? Sim. Muitas vezes, principalmente nas mamadas da madrugada, não preciso de mamadeira. Mas pela manhã, mesmo mamando no seio, preciso de uma. Assim como no final da tarde. Tenho a impressão, para não dizer certeza, de que não dou conta mesmo da fome dele.

Pode parecer desculpa para muitas mães que passarem por aqui. Vão dizer que é mentira, que tenho preguiça, que não me esforço. Mas alguém pode me dizer porque o peito de uma amiga que teve a filha 20 dias depois de mim jorra leite a ponto de ter que doar para não ter desperdício e o meu não chega a molhar o absorvente de seio?

Esse é o primeiro post-desabafo de uma recém-mãe, um pouco frustrada consigo e com as circunstâncias. A maternidade é ótima, mas nem sempre é colorida como dizem por aí

4 comentários:

Judy Kennedy disse...

Vi, eu sei o q vc está passando pq tive os mesmos problemas e digo q leite empedrado dói mais q o parto! Parece q ñ se pode prever isso mas, na minha 2ª gravidez, já c/ outro doc, q me deu um remédio p/ evitar as pedras, ñ tive problemas. Não sinta pena de dar mamadeira, o leite apropriado p/ bebês vai dar bem conta do recado e seus seios vão agradecer. Olha, nem todos os mamíferos são iguais viu? bjs... judy

Nanci disse...

Nossa que dureza. Mas forca na peruca ai. O seu baby e lindo. Abracos

Cláudia disse...

Também não consegui e tentei loucamente. A Isabela não dormia, só gemia, de fome, coitada. O primeiro Nan que eu dei foi de colherinha, com a chupeta, levei nem sei quanto tempo pra dar 40ml e a garota dormiu cinco horas seguidas, até suspirava de barriguinha cheia.
Passei meses me sentindo a pior das mães e achando que a minha filha ia ser uma menina doente e recalcada. Devo dizer que ela sobreviveu muito saudável e tem se saído muito bem, ainda não atirou em ninguém na lanchonete, apesar de eu achar que já deve ter tido vontade um par de vezes.
Sim, ninguém conta que não é assim essa coisa molezinha e a gente fica se sentindo uma incapaz.

beijos

Caroline disse...

Passei por tudo isso.. leite que demorou a descer (4 dias), bico plano, fisssuras nos 2 seios.. tentei loucamente, freneticamente, desesperadamente e....... consegui!! Mas, foi dureza, dureza, muuuuita DOR!! Mas, passa, e melhora, meu peito jorrava leite e muito depois.. fica tranquila, vai melhorar.. Bjokas, Caroline.