quarta-feira, maio 16, 2012

4 meses!


Quatro meses você completou hoje, meu bebê! Foi um mês de muitas novidades, boas e más.

Você ficou pela primeira vez doente. Ficamos preocupadíssimos. O que primeiro pareceu ser uma alergia (afinal o tempo estava ruim e você tem um histórico familiar um pouco desfavorável), passou a ser considerado uma bronquiolite. Muitas crianças têm esse probleminha, mas o problema é que uma bronquite não foi descartada, afinal mamãe tem e isso tende a ser hereditário. Mas como você ainda é muito pequeninho e foi sua primeira vez doente, não foi possível fazer um diagnóstico exato. O que não impediu de você tomar remédios e quase ser internado, já que não queria comer. A médica explicou que você estava fisicamente cansado, com dificuldade de respirar, o que afetava a alimentação. Ainda bem que melhorou em poucos dias.



Passados 5 dias do fim da sua primeira doença, você já arrumou outra. Dessa vez foi uma diarreia. Como você estava mamando bem, mamãe esperou dois dias e aproveitou a consulta mensal para falar com o médica. Ela suspeitou efeito colateral do antibiótico (o que é comum em crianças), mas não descartou uma virose. Passou um remedinho para sua flora intestinal e pediu para acompanhar. Se você parasse de comer ou se não melhorasse da diarreia era para ligar. Cinco dias depois você ainda estava gastando mais fraldas do que quando recém-nascido! Agora está medicado e o ritmo de trocas de fraldas diminuiu sensivelmente. Ainda bem. Mamãe não se descabelou (talvez seja sossegada demais para algumas coisas), mas você estava comendo bem e não corria o risco de desidratação. Além disso, sua tia disse que em bebês quadros assim podem durar até 14 dias! A parte chata foi uma assadura. Nada muito feio, mas você nunca tinha tido uma e mamãe ficou sentida. Mas tudo já está resolvido, ainda bem!

Com 113 dias (três meses e três semanas) você foi à consulta mensal e estava pesando 6.150kg e medindo 64cm. Cresceu muito! Sua curva de crescimento deu um salto e você finalmente ultrapassou a média, o que era muito desejado já que seu pai é beeem grande. Heehhe A curva de peso desceu um pouquinho, nada preocupando e já era esperado, já que você ficou doente nos dias que antecederam a consulta. Trocamos a fórmula porque a mamãe achou que você, apesar de estar mamando bem, poderia estar melhor. Parece que funcionou. Você agora toma quase todas as mamadeiras por inteiro (180ml). Talvez você tivesse enjoado do sabor da outra fórmula, vai saber...

Você ganhou um 10 no desenvolvimento psicomotor! Que orgulho! Rsrsrs Já vira de lado, quando de barriga para cima. Levanta o pescoço quando está deitando. Sustenta a cabeça e deixas as pernas firmes, ficando totalmente em pé. Só é preciso ajudar no equilíbrio, mas a força nas pernas é toda sua. Até parece gente grande. Outra coisa que você faz (e bem antes da época “certa”) e sentar e ficar em pé se alguém lhe da uma mãozinha! E toda força quem faz é você!

Agora além dos sorrisos, você gargalha algumas vezes! Dá tanta risada que chega a ficar com soluços. Fica todo alegrinho quando te enchem de beijos na bochecha e no pescoço. Sorri para muitas pessoas, mas começou a chorar para algumas outras. Nada muito pessoal, com uma pessoa certa. Segundo a pediatra, isso vai ser cada vez mais corriqueiro a partir de agora.

Continua “falando” muito, mas agora descobriu que pode gritar. E dá uns gritos bem altos. Ganhou da sua avó o DVD da Galinha Pintadinha 2. Sucesso total. Não tem um aqui em casa que não saiba as músicas de cor. Você mostra clara preferência pela Galinha, prestado muito mais atenção nos vídeos em que ela aparece do que nos outros. Mamãe já falou para o papai esquecer do aniversário do Timão, porque o seu vai ser da Galinha Pintadinha, sem dúvidas!

Sua rotina continua firme. Você raramente dorme além das 8 da manhã. Depois daquela tentativa frustrada com a aveia, mamãe pensou em usar o Mucilon. Mas foi desencorajada pela sua tia. Ela tinha razão. Não tem sentido dar isso para você se hoje o que mais se combate é a obesidade infantil! Alguns dias te enganando com a chupeta e você agora só acora uma vez na madrugada, sempre por volta das 3 da manhã, o que já é uma vitória. Então, agora você dorme por volta das 22h, acorda de madrugada, mama, volta a dormir e desperta as 8h. Algumas vezes isso não funciona. Essa noite foi uma noite difícil. Acho que você queria comemorar sua aniversário de 4 meses e resolveu ficar “na balada”, só pode! Mas mesmo assim está muito mais firme no sono.

Nesse mês você tomou a vacina de meningite C. Chorou MUITO quando foi vacinado, mas logo estava alegrinho. A vacina foi adiada alguns dias por causa das suas doencinhas desse mês. As próximas são aquelas ruins no quesito efeitos colaterais, espero que sejam ais leves.

Continuamos saindo muito. Você foi em dois casamentos e em várias festinhas. As pessoas não acreditam no quanto você é comportado. Sem contar que só recebe elogios de tão bonitão! Rs

Continua a brincar no tapete de atividades, mas agora pega os objetos pendurados com consciência, vira de lado para alcança-los e fica braço quando não consegue coloca-los na boca. Mamãe está deixando menos você na cadeirinha para poder aprender suas habilidades deitado, o que é importante, mas você costuma assistir aos desenhos sentado nela. Agora aqui na TV, em alguns horários, só passa TV Ra-tim-bum e DiscoveryKids. São os canais que passam os melhores desenhos, sem brigas ou lutas, sem personagens bobos (aquele Bob Esponja é ridículo), e até a mamãe gosta de assistir.

Agora tenta pegar tudo que está no seu alcance. Trocas suas fraldas tem sido cada vez mais complicado. Você fica se virando, tentando pegar as coisas que estão em cima da cômoda. Outro dia foi mais rápido e agarrou o algodão e enfiou dentro da boca. Doido!

Estamos felizes em ver que você está crescendo saudável e mamãe dá graças a Deus que a licença maternidade é de 6 meses!

Beijos enormes!

2 comentários:

Judy Kennedy disse...

oieee....gostei das news mas nem uma fotinha?? Vou aguardar, bjs e parabéns pelos 4m......judy

Priscila A. dos Ramos Cunha Pontes disse...

Vir, agora que eu vi que vc tem um blog! Rssssss....a lerda! Vou acompanhar as news do LH por aqui! Bisou