quarta-feira, junho 06, 2012

O sono do meu bebê - parte 2

Decidir ler o livro da Encantadora de Bebês. Procurei na internet e acabei achando o "Os segredos de uma Encantadora de Bebês".

Li  o livro em poucas horas. Basicamente ele fala da necessidade de rotina (o que o outro já falava). Descreve alguns "tipos"de bebês (tem até um questionário para facilitar as mães na identificação do seu) e aponta algumas soluções para fazê-los dormir melhor. Fala da tal da rotina EASY (comer, brincar, dormir e você, em português), etc

Funcionou? Em parte! Se antes eu não era muito regrada no horário das sonecas diurnas, o que fazia que o bebê dormisse em horários diferentes quase todos os dias, hoje o pimpolho tem sono quase exatamente no mesmo horário. Acho que eu deixava passar desapercebidos os sinais de que ele estava cansado. Acabava confundido com irritação, tédio (sabe aqueles resmungos sem fim? Que fazem a gente tirar o bebê do lugar, mudar o brinquedo, trocar o vídeo que está assistindo...?) o que era sono.

Você vai pensar, beleza! Agora você conseguiu fazer ele dormir a noite toda! E eu direi: Não! O problema é que agora, como assim que percebo que ele está com sono, espero que ele se acalme e vou fazê-lo dormir, ele reluta! Luta! Esperneia! Há dias que fazer ele dormir é um tormento. Ele não era assim... bastava ligar o móbile que em 20 minutos ele estava aterrado. Agora preciso fazê-lo parar de chorar antes de ele relaxar. Muitas vezes coloco ele no berço já quase dormindo, mas não totalmente, e ele desperta! Muitas vezes é impossível acalmá-lo no berço e tenho que pegá-lo de novo. E isso não acontecia!

Os despertares noturnos ainda continuam. Implementei a tal "mamada dos sonhos", dando mamá com ele já dormindo, pouco antes de eu ir dormir, (aquele feita para "encher o tanque" e fazer o bebê dormir mais e só consegui postergar a mamada madrugada em uma hora! É brincadeira?!  E ele continua a despertar antes, mesmo sem fome.

Não sei se li o livro errado ou se não captei a mensagem, mas para mim não ajudou muito, não. Continuo tal como antes ou até pior.

Uma amiga recomendou outro livro, que está a caminho, chamado O sono do meu bebê, de uma autora brasileira. No caso dessa amiga, a bebê dela dormiu por 5 meses literalmente no colo dela! E agora está no berço, vamos ver o que faz (milagre, tomara!) aqui em casa...

Refletindo hoje, percebo que talvez o ideal era que o bebê estivesse dormindo no quarto dele. Porque a cada despertar dele, mesmo que curto, eu acabava acordando também e indo ajudá-lo a dormir novamente... talvez (com certeza?) tenha criado um hábito, que hoje está mega difícil de tirar. Mas essa era a única opção no momento, dormirmos juntos. Em pouco menos de 1 mês voltamos para casa e aí sim ele vai ter o quarto dele, será que vai melhorar? O novo livro vai ajudar a entender o que está acontecendo? Eu eu vou me mudar de quarto para poder conseguir trabalhar no dia seguinte?

Estou me sentindo um pouco impotente, fracassada talvez. Tudo ia tão bem, mas faz 3 semanas que tenho um bebê completamente diferente em casa. Que continua calmo, risonho, feliz, mas que decidiu que não quer dormir. Alguém me socorre, por favor?!

PS: A próxima pessoa que vier me falar que o filho (a) da mesma idade ou mais novo que o meu dorme a noite toda, mamando as 21h e acordando só as 8h do dia seguinte vai ouvir o que não queria, podem apostar!

3 comentários:

Mundo Selvagem disse...

V - Não trago uma solução, pois cada filho é um. Tenho dois amamentados no peito, por isso pouco dormi nesse início... nosso 1º filho foi um bb + calmo, última mamada a meia noite e depois as 6 da manhã. Mas minha 2ª filha, que tormento! Acordava de 2/2 hs, a ponto de coloca-la na minha cama mesmo, até os 3 anos ainda vinha uma vez na madrugada pedir leite. Uma coisa que não me arrependo e ter colocado na escolinha, após os 6 meses, pois dá rotina, eles ficam com outros bb e aprendem coisas mais rapidamente.
Desejo muito força e que vc viva "um dia de cada vez", tipo o lema dos alcoólatras (rs), pq senão a gente pira.....
lilian-cw

Cláudia disse...

Virginia, pode ser só frio. A Isabela adormecia no meu colo, e acordava quando eu colocava no berço. Aí, depois de muito quebrar a cabeça, matamos a charada do colo quentinho x berço frio. Quando ela dormia, o pai dela ia lá e passava o ferro de passar roupa quentinho no local onde ela deitaria (um coeiro/cueiro? sei la´, de flanela) e eu a colocava quentinha no quentinho. Funcionou. Tenta com o seu, quem sabe?
Ah, e ela resistia bravamente pra dormir, chorava aos berros, dormia de pura exaustão. Levou um tempo assim, depois ficou melhor, até hoje ela dorme muito tarde. Acho que é muita coisa pra ver e pra viver, e eles não querem perder nem um minuto dormindo.
Boa sorte! bjs

Anita Neta disse...

Achei seu blog hoje.. E to amando ler.. Espero que seu filhote goste de ler quando estiver maior..

Aqui to passando o mesmo.. Ela sempre deu trabalho pra dormir.. Mas hoje está demais.. Chorando muito.. E eu sei que é sono.. Não tem lugar, não tem posição.. Não tem balanço, nem dança..
As noites aqui até que são tranquilas.. Última mamada por volta das 23.. Acorda por volta das 4.. O problema é que ela madruga.. Acorda as 6.. Essa noite quando ela acordou as 4 eu tava com tanto sono que fiquei só observando ela, e não é que ela dormiu.. Aí me pergunto: será que não é costume mamar na madrugada?.. Não sei..

Ah! Ela tá com 4meses e meio.