segunda-feira, junho 18, 2012

5 meses!

Hoje você está fazendo 5 meses de idade, meu querido. E que mês foi esse que passou!


A mamãe conseguiu por muito tempo te manter a salvo de ser devorado pelos pernilongos, mesmo assim algumas picadas apareciam. Ficam vemelhinhas, mas nada além disso. Nesse mês tudo mudou, agora você desenvolveu uma alergia, não tão ruim quanto a da mamãe na sua idade (que precisou ir para o hospital em razão disso), mas mesmo assim bastante feia. Você tomou umas picadas na perna no dia de uma festinha. No dia seguinte, quando foi tomar banho, percebemos que a batata da sua perna estava inchada, escura, com uma mancha que parecia uma queimadura! Isso aconteceu nas outras picadas, mas em menos intensidade. Dias depois foi no rosto que, por sinal, está até agora marcada. Compramos repelente para bebê, mesmo não sendo para a sua idade, mas infelizmente seu rosto e suas mãozinhas ficam desprotegidos.

Com quatro meses e três semanas você foi à consulta mensal e estava pesando 6.850kg e medindo 64,5cm. Ficamos alarmados! Se no mês passado você tinha dado um salto na altura e mantido seu peso, agora você estacionou na altura e “emagreceu”. Conversamos bastante com a pediatra e chegamos à conclusão de que você estava mamando pouco para suas necessidades, mas quem disse que você queria mamar mais. E algumas vezes chegava a chorar quando via a mamadeira, mesmo fazendo mais de 5 horas que tinha mamado. Ficou decidido que você iria começar a comer, além de mamar. Primeiro suco e frutas, depois o salgado.

Mesmo assim mamãe não ficou satisfeita, não é possível acreditar que um bebê não gosta de mamar. Fomos a outro médico e ele manteve a indicação de introduzir a alimentação, mas trocou o seu leite, agora ele não tem lactose. Vai ser assim até verificarmos se você está com intolerância à lactose. Até agora tem surtido efeito, mesmo tomando um pouquinho de suco e comendo umas raspinhas de fruta, você aumentou a quantidade de leite que consome. Sua tia disse que a alergia ou a intolerância não têm que aparecer necessariamente desde o nascimento, podem surgir posteriormente, até na idade adulta. Esperamos que seja uma fase breve.

Por falar em comida, sua primeira fruta foi uma pera e foi o papai que deu, assim como o suquinho de laranja. Aliás, ele é o mais empolgado com você (finalmente, segundo ele) começar a comer. Se dependesse dele, você já estaria comendo salgados e tudo. Temos que conter a ansiedade dele, não é mole!

Apesar dessas intercorrências, você continua firme no desenvolvimento psicomotor! Agora saber virar dos dois lados, está cada vez mais firme nos “abdominais”. Rolou algumas vezes, mas mamãe acha que foi mais sorte, talvez o edredom que você estava deitado facilitou. Sua habilidade em pegar os objetos está ótima, suas mãozinhas são pequenas, mas pegam tudo. E tudo vai para a boca. Tudo mesmo, brinquedo, cabelos, colares, toalhas de mesa, o que aparecer pela frente.

Se antes você olhava a Brisa, sem muito interesse, agora você está complemente louco por ela! Coitada! Ela bobeou, você agarra a orelha ou puxa o pelo. Sua sorte (e a nossa) é que ela é de uma mansidão que impressiona, no máximo ela sair de perto. Mas mesmo assim, estamos de olho para nenhum dos dois se machucar.

Você ganhou um DVD portátil que foi devidamente instalado no carro. Os passeios ficaram muito mais sossegados, você se distrai enquanto está acordado e não reclama mais quando colocado na cadeirinha! Mas para manter a nossa sanidade compramos outro DVD, também da Galinha Pintadinha (é incrível como basta ligar, seja a TV ou o DVD, que você para tudo e começa a assistir), pelo menos são outras músicas.

Lembra que você resolveu não dormir na noite de seu aniversário de 4 meses? Pois é, continua firme nesse propósito. Se antes você dormia com apenas o móbile, hoje precisamos pegar você no colo e cantar até você relaxar e ser colocado no berço quase dormindo. Você estava praticamente chorando TODAS as vezes em que ia dormir, fosse nos cochilos, fosse de noite. Ficamos desesperados, como pode um bebê tão calminho para dormir, resolver não dormir mais? E além de todo esse choro, você está acordado muito durante a noite. Para conseguir aguentar o repuxo, estamos colocando você na nossa cama. Pelo menos acorda menos... Não é o recomendado pelos médicos, mas não são eles que ficam acordados com a gente, né? Além disso, chegamos a conclusão de que se a Brisa podia dormir na nossa cama, porque você não? Torcendo, claro, para você dormir logo a noite toda.

Nos últimos dias o choro diminuiu consideravelmente, ainda bem! Está mais fácil fazer você dormir... será que a fase tenebrosa está passando ou aquele choro todo tinha relação com o leite? Será que você estava sentindo fome, mas o leite não te fazia bem e por isso você não queria mamar?

As vacinas desse mês não causaram qualquer reação, mas as picadas foram doloridas. Sua avó, que foi junto ficou impressionada com o tanto que você chorou.

Passeamos bastante. Você se comporta muito bem, mas já sabe mostrar quando está irritado ou contrariado. No dia dos namorados, saímos nós três, afinal estávamos viajando e não tinha outra opção a não ser você ir conosco. Mas foi necessário revezar com você no colo enquanto jantávamos, até que você finalmente pegou no sono.

Falta pouco para mamãe voltar a trabalhar, mas agora vamos morar mais perto da nossa família e na praia! Esperamos que seja uma infância feliz para você l

Beijos enormes

quarta-feira, junho 06, 2012

O sono do meu bebê - parte 2

Decidir ler o livro da Encantadora de Bebês. Procurei na internet e acabei achando o "Os segredos de uma Encantadora de Bebês".

Li  o livro em poucas horas. Basicamente ele fala da necessidade de rotina (o que o outro já falava). Descreve alguns "tipos"de bebês (tem até um questionário para facilitar as mães na identificação do seu) e aponta algumas soluções para fazê-los dormir melhor. Fala da tal da rotina EASY (comer, brincar, dormir e você, em português), etc

Funcionou? Em parte! Se antes eu não era muito regrada no horário das sonecas diurnas, o que fazia que o bebê dormisse em horários diferentes quase todos os dias, hoje o pimpolho tem sono quase exatamente no mesmo horário. Acho que eu deixava passar desapercebidos os sinais de que ele estava cansado. Acabava confundido com irritação, tédio (sabe aqueles resmungos sem fim? Que fazem a gente tirar o bebê do lugar, mudar o brinquedo, trocar o vídeo que está assistindo...?) o que era sono.

Você vai pensar, beleza! Agora você conseguiu fazer ele dormir a noite toda! E eu direi: Não! O problema é que agora, como assim que percebo que ele está com sono, espero que ele se acalme e vou fazê-lo dormir, ele reluta! Luta! Esperneia! Há dias que fazer ele dormir é um tormento. Ele não era assim... bastava ligar o móbile que em 20 minutos ele estava aterrado. Agora preciso fazê-lo parar de chorar antes de ele relaxar. Muitas vezes coloco ele no berço já quase dormindo, mas não totalmente, e ele desperta! Muitas vezes é impossível acalmá-lo no berço e tenho que pegá-lo de novo. E isso não acontecia!

Os despertares noturnos ainda continuam. Implementei a tal "mamada dos sonhos", dando mamá com ele já dormindo, pouco antes de eu ir dormir, (aquele feita para "encher o tanque" e fazer o bebê dormir mais e só consegui postergar a mamada madrugada em uma hora! É brincadeira?!  E ele continua a despertar antes, mesmo sem fome.

Não sei se li o livro errado ou se não captei a mensagem, mas para mim não ajudou muito, não. Continuo tal como antes ou até pior.

Uma amiga recomendou outro livro, que está a caminho, chamado O sono do meu bebê, de uma autora brasileira. No caso dessa amiga, a bebê dela dormiu por 5 meses literalmente no colo dela! E agora está no berço, vamos ver o que faz (milagre, tomara!) aqui em casa...

Refletindo hoje, percebo que talvez o ideal era que o bebê estivesse dormindo no quarto dele. Porque a cada despertar dele, mesmo que curto, eu acabava acordando também e indo ajudá-lo a dormir novamente... talvez (com certeza?) tenha criado um hábito, que hoje está mega difícil de tirar. Mas essa era a única opção no momento, dormirmos juntos. Em pouco menos de 1 mês voltamos para casa e aí sim ele vai ter o quarto dele, será que vai melhorar? O novo livro vai ajudar a entender o que está acontecendo? Eu eu vou me mudar de quarto para poder conseguir trabalhar no dia seguinte?

Estou me sentindo um pouco impotente, fracassada talvez. Tudo ia tão bem, mas faz 3 semanas que tenho um bebê completamente diferente em casa. Que continua calmo, risonho, feliz, mas que decidiu que não quer dormir. Alguém me socorre, por favor?!

PS: A próxima pessoa que vier me falar que o filho (a) da mesma idade ou mais novo que o meu dorme a noite toda, mamando as 21h e acordando só as 8h do dia seguinte vai ouvir o que não queria, podem apostar!