sexta-feira, julho 19, 2013

1 ano e 6 meses!

Você completou 1 ano e 6 meses de pura tagarelice! Hoje é impossível para a mamãe colocar aqui todas as “palavras” que você fala ou repete.

Algumas são mais recorrentes, tudo que cai no chão (ou você arremessa) vem seguido de um “caiu”. No seu quarto tem uma parede de adesivos com animais marinhos e você conhece a cocuga (tartaruga) e blalea (baleia) e a steia (estrela), além do sii (siri).

Baixamos um aplicativo no Ipad com desenhos (animais, utensílios domésticos, aves, veículos) e você sabe exatamente (quando te perguntam) onde está o acaco (macaco), o urso, o cacá (cavalo), o boi, o piu (pirú), o pinguim (impossível escrever o que você diz! Rs)...

Você sabe quais objetos são do papai (tênis, chave do carro, celular, óculos, roupas) e da mamãe (inclusive outro dia não deixou seu pai usar o cobertor rosa meu!).

Há meses você já pega o Iphone e liga sozinho, mas apertava aleatoriamente os aplicativos. Hoje, tanto no Iphone quanto no Ipad, já liga e procura os jogos que gosta. Adora o Fruit Ninja (que consiste, basicamente, em cortar com os dedos frutas que são arremessadas) e um de bolinhas (mas este só porque tem bolas coloridas, porque você não tem ideia de como se joga). Já sabe colocar no aplicativo da “aiinha” (Galinha Pintatinha) e troca as musicas quando elas acabam.

Há duas semanas deixamos de levar você para escolinha. Depois de tantas pneumonias decidimos deixar você em casa até o ano que vem. Tivemos sorte de encontrar uma babá que já trabalhou em escolinhas de bebês então, em casa, você acaba fazendo as mesmas atividades que fazia lá, apesar de fazer sozinho. Não era a solução que a mamãe queria, afinal é importante socializar com outros bebês, aprender a dividir... mas estava impraticável ter você doente todos os dias.

Vocês costumam ir todos os dias à praia em frente de casa. Quando volta, parece um croquete de tanta areia! Aí alguém de pergunta se você foi à praia, você responde: Aí... e aponta para o mar. Compramos uma barraca de bolinhas (devidamente instalada em seu quarto) e um carrinho daqueles que imita automóvel. Assim seus dias ficam mais divertidos.

Você é um rapazinho bom de garfo, mas nitidamente ainda prefere as papinhas prontas. A gente tenta alguns dias o almoço normal, mas não é todas as vezes que você come. Então, acabamos apelando para a Nestlé. Você adora frutas! Pede por “anâna” (banana), adora uma mexerica e morango. Mas já comeu kiwi, gosta de manga, maça... orgulho! Rs

Continuamos a evitar que você coma muitas “porcarias”, mas o “noninho” (Danonino) mamãe acaba deixando. Não é todos os dias, mas você pede vez ou outra. E passamos a colocar Nescau no seu leite. De resto nunca comeu bolachas recheadas (que nós tenhamos visto, é claro), nem açúcar. Come pizza (“pitz”), sanduiches, pãezinhos de queijo e não deixa nenhum Toddynho com outras pessoas. É preciso esconder de você (mamãe entende! Ela ama Toddynho). Mas isso é exceção, para não ficar acostumado a comer só isso. Não é perfeito, mas muito melhor do que vemos por aí. Não adianta, também, a gente tapar o sol com a peneira porque não somos exemplo na questão alimentar, mas a gente tenta te ensinar o que é melhor.

Você foi à consulta de rotina e estava tudo certo. Com o peso e a altura levemente abaixo da média, mas nada que preocupasse. Ainda vamos esperar um tempo para ver se vai ser necessário averiguar sua altura com um especialista ou você será baixinho como a mamãe.

Seu sono melhorou muito! Finalmente chegou o dia que nós dormiríamos a noite inteira. Você dorme entre 21h30 e 22h30 (depende do seu grau de animação) e raramente você acorda antes das 7 (ufa!). Mama e dorme mais um pouquinho. Às vezes até às 8h30 outras passa das 9h00. MILAGRE! Pode parecer loucura, mas a gente já estava ficando esgotado de levantar todas a madrugadas. Esperamos que o próximo puxe o lado urso da família e tenha o costume de hibernar.

Espero que você continue crescendo assim, um menino esperto e amoroso, apesar de que pode não ser tão rápido, tá?! Beijos





Nenhum comentário: