sexta-feira, novembro 22, 2013

1 ano e 10 meses!

Se fosse possível, gostaria de congelá-lo do jeitinho que você está, filho! Antes de ter uma criança em casa eu jamais poderia imaginar o quanto espertos bebês da sua idade são.

Nesse último mês viajamos de férias novamente. Aproveitamos a chegada do seu irmão que se aproxima e nos mandamos, com a companhia da vovó, para Miami e Orlando novamente. Você, mais uma vez, se comportou muito bem. O mais legal foi ver que, mesmo sem entender nada de inglês, você repetia algumas palavras que nós dizíamos. Thank you e wait (esta dita pelo poste, para os pedestres cegos!) eram as duas favoritas.

Você já está muito independente e teima em fazer tudo sozinho. Comer, tomar banho, escolher as roupas (quando você encasqueta com uma delas, não tem Cristo que te convença que a outra é melhor ou mais bonita. Já vai falando: "echxe não, mamãe!). Continua muito saideiro, adora jogar bola na quadra e na praia e vez ou outra desce com sua vassoura para "ajudar" a faxineira do prédio.

Seu medo de "barulhos" passou. Ainda bem. Voltamos a dormir a noite toda o que é um alívio. No voo, que estava cheio de bebês como você, um menininho chorou muito. Você toda hora repetia, depois que a mamãe falou uma vez: neném, não chora! É avião! rs e passou a viagem toda falando isso para cada criança que você via chorando. Um dia, no apartamento que alugamos, enquanto esperávamos a enrolada da vovó se arrumar, você, enquanto jogava pingue-pongue (antes você falava "bile-bong"rs) com a mamãe pensou e disse: neném, não chora. Jogando pingue-pongue com a mamãe! QUEM AGUENTA!

Num fim de semana de sol, um casal de amigos da mamãe, que tem um filho 6 meses mais novo que você, estiveram aqui em casa. Você adorou a novidade e já acordava chamando o Gui para brincar. Tá certo que brincar incluía você tomar TODOS os brinquedos que estavam na mão dele, mas vocês se divertiram muito. As fotos não negam. Na segunda, quando foram embora, você acordou e correu para o quarto. Ficou triste quando viu que não tinha mais ninguém por aqui.

Também passou a falar sozinho. Vez ou outra mamãe ouve você "pensando em voz alta". Fala da prima Cucuca, do "paquinho", de algo que aconteceu... Aliás, você (ainda bem, já que íamos de novo para a Disney) perdeu o medo que estava dos brinquedos. Agora pede, praticamente todos os dias, para ir no "paquinho". Dá risada dentro dos carrinhos. Pena (para você) que não abre todos os dias, né? rs

O vocabulário aumenta a cada dia e, muitas vezes nos surpreende porque não sabemos onde você aprendeu a palavra. Tomei um susto quando você viu uma bandeira em cima de um prédio em Miami, apontou e falou: "olha! bandeira!"

Já percebemos também que você presta muito a atenção no seu desenho favorito: Peppa. Outro dia mamãe estava usando o computador do papai e você queria, por que queria, "digitar" junto comigo. Para resolver o impasse, peguei o meu (que é um netbook pequeno), liguei e coloquei na mesa para você. Seus dedinhos começaram a bater no teclado e, de repente, soltou a frase: Igual mamãe pig! (a mais pura verdade, já que a porquinha do desenho trabalha usando o computador!).

As birras (os terrible twos estão chegando) vez ou outra aparecem. Mas, ainda bem, passam super-rápido. A maioria das vezes acontece porque você não quer, de jeito nenhum, trocar a fralda ou parar de brincar para tomar banho ou comer. Se ficar só nesse nível de teimosia mamãe agradece!

Um beijo gigante de quem te ama muito!

Um comentário:

J.F. disse...

Alô, Vi.
Há tempos não passava por aqui. É muito gostoso ler sobre as crianças dos outros, já que os meus já estão com muitos aniversários nas costas e até minhas duas netas já estão mais altas que eu. Seu blogue é muito agradável e também gostei de ler sobre as viagens com criança.
E parabéns pelo novo filho que já vem vindo. Muitas felicidades para vocês três e para o futuro que já é presente.