sábado, maio 09, 2009

Paranoia


Chega a ser engraçado ver o quanto o ser humano é catastrófico. Levando em conta só as últimas epidemias (não vamos falar de previsões sobre o fim do mundo, gurus e afins), a raça humana já esteve a beira da extinção umas 10 vezes nos últimos anos. Não se leva em conta que isso não aconteceu, o negócio é fazer barulho.

A bola da vez é a gripe suina, ou melhor, A(H1N1), já que o pessoal da suinocultura ficou bravo com a associação. Os jornais não têm outro assunto. Faz semanas que estamos assistindo reportagens cada vez mais assustadoras. Pandemia. Contaminação rápida. Mortes...

Fui procurar saber. Morreram até agora no máximo umas 20 pessoas. Pode até parecer assustador mesmo, já que o vírus é novo, não temos anticorpos. Dizem que todos seremos atingidos. Agora me pergunto (sem perder o respeito por aqueles que sucumbiram) precisa de tudo isso?

Por ano morrem 20.000 pessoas de Doença de Chagas (somente nas Américas). Milhares de cólera (só no início desse ano foram quase 2.000 pessoas no Zimbábue). De Leishmaniose são 60.000 (lembrando que aqui na Terra de Malboro ela é endemica)!!! E entre 200 e 500 mil pessoas no mundo gripe comum. E essas são as que eu consegui dados!

E ninguém divulga essas informações; quando fazem, não tem alarde algum. Sabem por quê? Com exceção da gripe comum que pode atingir qualquer pessoa, as outras doenças são características de países pobres. E isso não rende notícia.

Dizer que morrem milhares de pessoas na África é lugar comum. Mas uma doença que pode atingir a Holanda, os EUA, é assustadora. Os laboratórios já estão empenhados em descobrir a vacina. Mas para a Leishmaniose, por exemplo, só existe a vacina para animais (por razões comerciais).

Tanto alarde... pouca razão...

Um comentário:

Re disse...

Vi, tb concordo com vc..muito alarde, muito panico desnecessario...enquanto nao bater na minha porta, continuo minha vida como sempre foi. Bjs