terça-feira, agosto 02, 2011

Como comprar no exterior com seu cartão...

Como eu disse num post aí embaixo, aproveitei que minha mãe estava viajando para fazer umas compras e enviar para a casa onde ela estava hospedada. Na verdade eu mesma queria ter ido e comprado tudo pessoalmente (o que dá muito mais emoção), mas infelizmente não tenho férias tão cedo e faltar no trabalho (nem que seja com um atestado médico, para disfarçar) estava totalmente fora de cogitação.

Das coisas que comprei, 95% eram da Baby'r'us. Talvez seja a maior loja infantil dos EUA, sendo que se trata de uma subdivisão da Toy'r'us.

O principal problema é que a Baby'r'us não aceita pagamento com cartão de crédito que não seja emitido nos EUA. No entanto, pela graça divina, aceita o PayPal. Mas afinal, o que é o PayPal?

Trata-se de um site de transações financeiras, basicamente. Você faz seu cadastro, cadastra um cartão de crédito, faz a compra e a o que você gastou vem, já convertido, na sua conta do cartão. Fácil, né? Muito! O problema é que o site tem alguns macetes...

Primeiro, verifique o seu limite de crédito!! Não adianta sair comprando como doido (e em dólar) e depois descobrir que não tem como pagar! Ou melhor, o cartão não te permite comprar!

Depois, não deixe de autorizar seu cartão para compra no exterior. Não são todos os bancos que têm essa etapa, mas não custa verificar. O meu tinha e eu esqueci de habilitar. Resultado: compra não autorizada... esperta!

Passadas essas etapas básicas, cadastre-se no PayPal com antecedência à data da sua provável compra. Isso porque o PayPal exige que você tenha uma conta de e-mail verificada (ou seja, tem que colocar seu e-mail verdadeiro! Já que você vai receber um e-mail para confirmar o cadastro) e um cartão verificado.

Então, para aceitar compras pelo cartão de crédito o PayPal exige que se trate de uma "conta verificada". Para isso, faz um pequeno lançamento (algo inferior a US$10) no seu cartão. Quando você visualizar essa valor na sua fatura, deve voltar ao site do PayPal e colocar no sistema de verificação. Só assim você começa a poder utilizá-lo.

Eu não sabia (afinal já tinha comprado créditos para minha FarmVille e não teve essa etapa). Fiz a compra toda! Paguei no PayPal e depois de 3 dias a compra foi cancelada. Porque o cartão não tinha sido verificado. Fiquem atentos!

Depois que eu descobri a necessidade dessa etapa, não aparecia esse bendito valor na fatura online do cartão! Raivinha. Mas é certo que pode levar alguns dias. Eu, que tinha prazo, tive que ligar no cartão e explicar toda a situação para atendente. Ela me passou o valor e, finalmente, validei minha compra.

Agora basta comprar. Comprou? Quando for pagar, escolha a opção PAYPAL. O site vai pedir seu login e senha e sua compra será validada. Daí é só seguir os trâmites normais de rastreamento, tanto da loja (depois falo sobre isso) e do PayPal (que informa a quantas anda sua compra).

Pode ser que a cobrança não seja de uma vez só. Isso porque o PayPal só te cobra conforme a loja cobra o site. Então, minha compra foi dividida em 5 cobranças, conforme as coisas iam sendo enviadas.

Como eu disse lá em cima, os valores já vêm convertidos para Real no seu cartão. Depois que veio é que verifiquei que o câmbio não é dos melhores. Óbvio que compensou demais a compra, acho que 60% mais barato, mas poderia ser melhor, se o PayPal usasse o câmbio de mercado. Como eles não cobram nada específico para fazer compras, acredito que essa diferença essa um "ágio" (coisa de velho isso! Tão anos 80! kkkkk)

O PayPal serve também para fazer compras no Ebay (espécie de MercadoLivre gringo), mas como não tinha tempo de pesquisar a reputação dos fornecedores, achei melhor ir direto numa loja só.

Com ele você também pode enviar e receber dinheiro. Mas como eu não fiz isso, não posso dizer como funciona. Mas no site tem tudo explicadinho.

O que posso afirmar é que é mega confiável. Pelo menos, não tive qualquer surpresa no cartão.

PS: As minhas compras foram todas enviadas pela UPS (lembra daquele entregador do filme Legalmente Loira 2? kkkk). Até aí tudo bem, afinal o rastreamento estava funcionando que era uma beleza. Até a hora da entrega, quando veio marcado no site: At the front door...

Como assim, Bial? O cara foi lá entregar parte das minhas compras (que não foram poucas) e deixou na porta da casa porque não encontrou ninguém? É como se os correios deixassem sua caixa de sedex na porta da sua casa e fossem embora!!!! E se alguém pegasse? Quem iria me ressarcir?

Não venham me dizer que isso não acontece no exterior, porque tem gente safada no mundo todo! Bastas dar uma olhadinha nos inúmeros tópicos: UPS - at the front door - stolen. Quase caí dura e preta no chão!

No final, deu tudo certo e as coisas já chegaram (sendo que mammy precisou alugar uma van para ir até o aeroporto, mas isso é outra história! hohoho)

Um comentário:

Lucia disse...

Oi, eu amo paypal e tb aceito na minha loja. Nao tem coisa melhor pra aqueles que nao querem pagar com cartao de credito (pois aqui voce pode linca-lo diretamente a sua conta bancaria e eh comum as pessoas farezem isso. O meu tb eh linkado ao meu banco e nao cartao de credito).

E voce me fez rir com o UPS. Eles raramente pedem assinatura e deixam mesmo ali na sua porta (Fedex tb faz isso). Eh super comum aqui e ja tive ate laptops, cameras e outras coisas caras deixados na minha porta sem problema algum.

bjos