quarta-feira, setembro 05, 2012

O sono do meu bebê - parte 3

Como eu disse lá naquele segundo post, comprei um poutro livro que, teoricamente, ajudaria os pais a fazerem o bebê dormir melhor (sem choro, sem acordar, etc). O livro é de uma autora brasileira e tinha sido recomendado por uma amiga.

Mas confesso que não gostei. O livro ensinava os pais e criar uma rotina (sem novidades), a fazer massagem calmante (como se todo o bebê aceitasse) e depois a colocar a criança ainda acordada no berço e esperar até ela dormir (sem novidades, também). A diferença é que se trata de uma método entre o não deixar chorar e o deixar chorar até dormir. A autora indicava que deveríamos deixar o bebê chorar por 30 segundos na primeira vez, antes de entrar no quarto e ir aumentando o tempo até completar 3 minutos. Se não adiantasse, tudo recomeçava...

Acontece que deixar um bebê chorar por 30 segundos ainda é possível. Mas 3 longos minutos é impossível! Primeiro porque acho algo sem sentido deixar um ser que pouco entende da vida chorar sem ser socorrido. Segundo porque ainda estávamos morando em um apartamento o que significava que os vizinhos iriam ficar ouvido aquele chororô sem fim por quando tempo?

Ok, ok... ele estava chorando sem parar por quase 30 minutos, mas ele estava comigo ou com o pai, então somente a segunda parte (de atormentar os vizinhos) estava acontecendo.

O tempo passou e eu desencanei. Ou melhor, entreguei para Deus. Se ele iria ficar chorando até cansar antes de dormir, o que eu poderia fazer? Ele estava sem fome, limpo, confortável, no nosso colo e ainda sim chorava! O que poderia ser feito? Nada!! E assim os meses foram passando...

Voltei a trabalhar e toda a rotina estressante do sono continuava. Eram longas meia hora e choro. Muitas vezes meu marido revezando comigo a tentativa de acalmá-lo, sem sucesso. Até que ele, num dia, sem mais nem menos, foi colocado no berço e dormiu! Incrível!!

Achei que era muita sorte, que era um dia único e que não iria se repetir. Então, no dia seguinte, estávamos brincando na sala, quando o filhote começou a "pescar", encostando a cabecinha no meu colo e fechando os olhos. Aproveitei e levei para o berço e novamente ele dormiu sem chorar! Eu estava radiante! Dois dias seguidos sem chorar!

E os dias foram passando, as noites terminando sem choro, cada dia mais rápidas. Se no começo ele rolava sem parar pelo berço até dormir, hoje são poucos minutos e ele já fechou os olhinos, num sono profundo...

É preciso dizer que esse dormir sozinho não significa, ainda, dormir a noite toda! Ele continua acordando todas as noites, pelos menos umas 3 vezes e, na última, vindo dormir na nossa cama. Mas só de não haver mais choro... a vida está muito mais simples!

Hoje, olhando tudo o que aconteceu nesses 7 meses, percebo que não tem livro que nos ajude a fazer um bebê dormir. Porque cada casa, cada mãe, cada filho, tem uma rotina! Por mais que eles tentem nos ajudar, tenho a impressão de que acabem fazendo o efeito contrário, pelo menos para mães ansiosas em controlar tudo, como eu!

Não estou dizendo que eles são leitura imprestável. Longe disso. Foram importantes em me alertar para a importância da rotina. Do ciclo de sono dos recém nascidos. Dos sinais do sono. Mas só. Só nós, no dia-a-dia, podemos perceber o que funciona ou não. Infelizmente aqui nada funcionou! Se antes ele era um bebê que dormia sozinho e passou a ser um bebê que detestava dormir! E isso perdurou por longos 3 meses... quando, sem mais nem menos, ele voltou a dormir sem chorar... isso sem a gente ter interferido em nada.

Por enquanto ele continua acordando durante a madrugada. Continua mamando de madrugada, mas pouco a pouco está estendendo a noite de sono, ou melhor, estendendo o horário da mamada noturna. Continua acordando e vindo dormir conosco. Mas vejo que está melhor, está melhorando!

Resumo de tudo isso? Não surtem como eu! Eu, mais do que ninguém, sei que não é fácil passar as noites em claro, acordando 3 vezes... muitas vezes sonhando com aquela noite longa de 10 horas que eu tinha antes de engravidar. Mas as soluções não são mágicas, infelizmente.

Se você tem um bebê que desde recém nascido dorme a noite toda, não chora, pouco acorda para mamar, repito, erga as mãos para o céu e agradeça. Mas se você tem um bebê como o meu, que continua acordando durante a madrugada, que chora(va) para dormir, não se descabele. As coisas poderão melhorar, pode demorar ou não, mas vai melhorar. Um dia vai melhora, afinal os adolescentes não dormem como ursos? O negócio é ter paciência e aproveitar enquanto ainda somos necessárias na vida deles, né?

E, por fim, não se precoupar com que os outros pensam? Não é bom dormir na mesma cama? Então venha aqui na minha casa e acorde de madrugada e depois levante cedo para ficar com meu filho enquanto eu descanso. Se não fizer isso, não palpite! Não quero saber das suas teorias de dependência. Só quero saber de uma noite tranquila porque, infelzimente, meu trabalho não tá nem aí se estou descansada ou não...

Nenhum comentário: