quarta-feira, julho 30, 2008

O juiz apita! Fim de jogo...

Depois de 20 de poucos dias aproveitando a casa da mamãe, a comida da empregada do vovô, visitando os amigos, matando a saudades da família e da minha cidade, chega a hora de dizer tchau.

Meu vôo sai hoje de noite para aquele fim de mundo. Lá vou eu ficar ao lado do maridão, curtindo as saudades das terras do sul.

E para fechar com chave-de-ouro a INFRAERO está em greve. Isso é que é sorte. Sabe se lá que horas meu avião que iria sair meia-noite vai decolar. Tomara que não atrase tanto... não estou com saudades da terra, mas do maridão sim!

domingo, julho 27, 2008

Amigos de mamãe

Se minha mãe não é normal, só poderia ter amigos tão loucos quanto ela. Hoje fizemos uma festinha supresa, para comemorar os 50 anos dela. Shiii... que ela não escute que eu contei isso! heheheheheh

Um casal de amigos dela convidou outro casal para ir a uma festa numa fazenda de um primo. Festa boa, bastante comida, só que era à noite. Convite aceito, os 4 foram juntos no mesmo carro para a diversão já começar no caminho.

Chegando na cidade onde a fazenda se encontrava primeiro problema. A mulher queria que o marido entrasse na estradinha de terra à direita. O marido insistia dizendo que era na esquerda. A mulher confessa que nunca tinha ido lá na fazenda do primo, mas que saiba que era na direita. Uma briguinha de leve e resolvem seguir o que ela disse. Afinal, homem que tem juízo obedece para não sofrer as consequências depois.

O carro adentra a mata fechada, seguindo o projeto de estrada. Rodam, rodam, rodam... quilômetros se passam e nada da porteira da fazenda. O pessoal começa a ficar nervoso. Resolvem parar. Mas não passa uma alma para ajudar. A mulher revira a bolsa, tinha certeza que tinha uma mapa. Acha o papel! Alívio geral. O problema é que a luz do carro estava queimada. Resolvem seguir em frente mesmo assim.

Por um golpe de sorte acham um poste. Ela confere o mapa. Tava lá escrito "direita". Viu, marido?! Eu tinha razão! E seguem a estrada. Depois de hora acabam achando a fazenda. Comemoração. As costas já estavam doidas, os braços idem de ficar segurando a comilança que estavam levando com eles.

A mulher comenta com o primo: "Nossa se não fosse esse mapa aqui, a gente nunca teria chegado! Nem sei como encontrei na bolsa e consegui ler naquele escuro!" O primo pega o papel e fica espantado... o "mapa" era lista de compras do supermercado... incrível! E não é que chegaram mesmo assim??? Coisa de doido!

sexta-feira, julho 25, 2008

Dai-me paciência

Estou aqui pelas bandas do sul aproveitando a casa da mamãe, a família e a cozinheira daqui. Mas chega uma hora que a realidade bate à porta. O mês acaba semana que vem e eu preciso voltar para casa.

Antes de vir, dei uma pesquisada da internet e vi que as passagens estavam caras. Achei melhor esperar; afinal, sempre tem uma promoção da vida. O tempo foi passando, as promoções não apareceram, o preço aumentou e eu estava ficando sem alternativa. Resumindo: eu teria que 'morrer' com pelo menos R$730 só pela passagem de ida!!!

Resolvi, não sem dor no coração, que iria gastar minhas suadas milhas (que estavam sendo juntadas para uma viagem, tal como a que fiz nessas férias) para voltar; o que não tem remédio, remediado está, não é mesmo?

Qual não foi minha a surpresa quando descobri que tenho uma passagem em aberto na TAM! Incrível! Como assim?? Quando eu deixei de voar? Daí lembrei que era uma passagem que havia comprado para um casamento há uns meses atrás. Comprei numa noite e no dia seguinte apareceu uma promoção (ida e volta mais baratas que só a ida que eu tinha comprado). Na época, fui ao aeroporto e pedi o cancelamento da primeira e comprei as outras duas. O atendente disse que seria cancelada... pelo jeito não foi! E eu estava pagando por ela!!!!! Isso que dá ter mais parcelas no cartão para a TAM que qualquer um por aí, a gente nem sabe o que está pagando.

Só que aí vem a parte boa. Para eu trocar a passagem preciso ir pessoalmente a uma loja da TAM. A mais próxima fica a 100km daqui... é, mais uma vez o maravilhoso jeito TAM de voar entra em ação. Nem sei quantas vezes já reclamei disso, mas eles não mudam. Agora me digam: o que faz o cara que não tem nenhuma loja TAM por perto, mesmo que esse perto seja a 100km???

Tive que ir, e o melhor, a mocinha disse que eu nem precisava ter ido. Bastava alguém ir no meu lugar. Será que ela acha que eu tenho conhecidos (e ainda por cima, dispostos a ter trabalho) em todas as cidades do Brasil? Eu mereço!

Agora a passagem está comprada e a contagem regressiva para voltar para a casa (FINALMENTE) e sentir saudades daqui (é duro) começa...

terça-feira, julho 22, 2008

Aceita uma dica de diversão?

Confesso... sou uma manteiga derretida de carteirinha. É difícil lembrar de um filme no qual eu não tenho chorado. Talvez em alguma comédia tipo pastelão, daquelas feitas pelo Adam Slander, mas é execeção.

O problema é que eu tenho vergonha de chorar na frente dos outros. Tenho que admitir que é ridículo chorar feito um bezerro desmamado em qualquer cena mais triste ou romântica. E eu nem estou falando de cenas realmente tristes não, porque se eu sei que o filme é desses que deixam a gente arrasada no final eu nem assisto.


Por isso eu adoro assistir filme sozinha. Poder chorar sem medo dos olhares, soluçar mesmo sendo exagero, não tem coisa melhor. Até porque, lembro bem do vexame que dei no cinema assistindo Titanic. Se aquela sala fosse um barco, iria ter o mesmo destino do dito cujo, tamanha a quantidade de água de saiu dos meus olhos quando aquele negócio começou a afundar e o capitão se recusou a abandonar o barco!


Tudo isso para falar que acabei de assistir um filme lindinho. Daquelas comédias-românticas iverossímeis, mas que a gente sonha que poderia ser verdade. Nem é novo; segundo o DVD é de
2006. Mas só achei agora, em meio aos filmes que meu avô anda comprando adoidado pelo internet.



Pois então, se você estiver sem nada para fazer, gostar de um filme bonitinho, com um cara
charmoso e que dá para chorar um pouquinho, assita "E se fosse verdade"...

segunda-feira, julho 21, 2008

Novela é bom, mas tem hora que irrita!

Depois de uma fase de abstinência eu voltei a ver novela. Estou adorando a novela das 7 e acho que novela das 8 muito boa. Só de lembrar daquela porcaria do Agnaldo Silva, eu ajoelho e agradeço a Deus por existirem outros autores bem mais competentes.

Mas se tem coisa que me irrita é situação sem pé-nem-cabeça. Alguém pode me dizer como alguém pode acreditar numa pessoa que já mostrou que não vai com a sua cara? A mulher chega, diz que mentiu, que sua mãe que pagou para ela armar tudo e ainda por cima o pagamento foi um brinco dela; mostra o dito-cujo e você? Acredita!!!!!!!

Em nenhum momento passa pela sua cabeça que a fulaninha já aprontou com você e seu namorado poucas e boas. Que seria ingenuidade da parte da sua mãe pagar com um objeto pessoal dela, facilmente identificável... nada! Você acredita e vai brigar com sua mãe. EU MEREÇO!!

Tá certo que novela é algo cheio de idas e vindas. Não tem que ser espelho de realidade, mas tudo tem limite!

domingo, julho 20, 2008

Eu tenho vergonha...

da marquinha de peso que está aí embaixo... essa viagem fez um estrago em mim, não sei se vou conseguir lagar os kilos ganhos aqui na casa da mamãe. A cozinheira é boooooaaaaaaa!

Ontem teve feijoada e merengue de sobremesa. Depois fui em um aniversário de criança. Sorte que não tinha (!) brigadeiro, nem outros docinhos típicos. Senão o estrago tinha sido maior.

PS: Onde já se viu fazer festa de criança sem brigadeiro??????????????????????? E eu lá quero comer trufa nessas horas? Terrível...

quinta-feira, julho 17, 2008

Eu não aguento!!!

Alguém pode me dizer por quê a Débora Secco SEMPRE faz o mesmo papel? O da menina ambiciosa, fútil, vadia, que corre atrás de um homem e fica pelada nas novelas????????

Quem é que aguenta?? Será que ela não é capaz de falar para o direitor/autor da novela que não quer mais fazer esse tipo de personagem? Juro que mudo de canal cada vez que ela aparece. A novela é boa demais, mas essa menina é dispensável. Desta e de qualquer outra novela!!!!!

terça-feira, julho 15, 2008

Visto concedido!


Nossa entrevista estava marcada para hoje às 8h30 no consulado em SP. Chegamos lá às 8h00 porque eu passei direto na rua e tive que voltar um bom pedaço (vai aí a dica para quem vai de carro pela av. Santo Amaro: a rua do consulado fica bem ao lado da estátua do Borba Gato!!).

Quando chegamos a fila na calçada já era grande e lá dentro mais ainda (dava 4 voltas; tudo isso sem ao menos entrar no prédio do Consulado). Expliquei que a entrevista estava marcada para as 8h30 mas fomos orientadas a ficar na fila mesmo. Resultado, ficamos lá fora até as 10 e pouco da manha!).Fomos ecaminhadas direto, sem tirar as impresões digitais naquele guichê do lado externo do prédio.

A pré-entevista foi rápida e conseguimos ficar nós 3 com a mesma senha (apesar de ter agendamentos distintos, já que cada uma mora em um estado do Brasil, bastou dizer que eramos uma família). A funcionária (brasileira) foi simpática, perguntou o que éramos umas das outras. Eu disse que éramos mãe e filhas. Ela pegou o formulário e passaporte de uma de cada vez. Conferiu o visto anterior (nosso visto venceu em junho de 2007, estávamos fora do prazo de renovação) e os formulários. Deu uma senha única e mandou ficar de olho nas chamadas.

Levou quase 1 hora para nossa senha ser chamada para colocar as digitais. Eu tive um certo problema com as minhas, por causa do suor das mãos (tenho sudorese excessiva nas mãos, é normal no meu caso), mas a funcionária (também brasileira) foi super simpática e paciente. Mãos colocadas esperamos a entrevista.Levou mais uns 20 minutos e fomos chamadas.

O AC mandou eu pegar no telefone. Talvez tenha sido a entrevista mais rápida da minha vida!

AC: Bom dia. São sua mãe e sua irmã?

EU: Sim. Essa é minha mãe (apontei) e essa minha irmã (tb apontei).

AC: Você é a Virgínia?

EU: Sim

AC: O que você e sua irmã fazem? (NÃO PERGUNTOU SOBRE MINHA MÃE!)

EU: Sou advogada e faço pós-graduação e minha irmã está no 4º ano da faculdade (não mostrei nenhum documento)

AC: Vocês vão viajar para onde?

EU: Vamos para a Disney em Orlando, porque já conhecemos a Disney de LA e queremos voltar a NY...

AC: (em silêncio destacando os passaportes antigos do novo por alguns momentos). Ok. Vocês tiveram o visto aprovado. Boa viagem!

EU: Muito obrigada! Bom trabalho.

Pagamos o sedex (para pessoas com o mesmo sobrenome pode ser utilizado um só envelope e uma taxa ... R$20 para o interior de SP).

O que eu senti. Quem decide que é aprovado ou não são os funcionários lá de dentro. Eles ficam quase 1 hora com seus formulários e passaporte. Tempo suficiente para analisar com calma. O AC que nos entrevista só faz algo mais "teatral", sendo que ele também pode verificar se você está seguro do que fala ou confirmar alguma informação ou doc. E aí confirmar a entrega do visto ou negar.

Nos nossos formulários tinham em caneta os seguintes rabiscos "SF" e um outro que parecia ser um "b" ou uma rubrica de alguém. Vi que uma menina que tinha um carimbo "SM" (era intercambista) e teve o visto aprovado. Mas não conseguimos descobrir o que significavam... ainda bricamos na fila que "SF" era 'SE Fo#####' E "SM", 'Sinto muito'... ahdsuahdu mais deu tudo certo.

Não mostramos nenhum documento. Minha irmã não falou nada e o AC nem sequer perguntou da minha mãe (não sei se influencia, mas ela é pensionista do governo federal).

Demorado pacas, saímos de lá 12h00... mas com o visto aprovado. Só falta saber que quanto tempo!

Viagem - Parte 2

Como eu havia dito, o principal motivo de ser ir à Santiago é esquiar. Existem algumas boas opções perto da cidade que podem satisfazer a vontade de conhecer a neve ou até mesmo arriscar umas manobras...



A principal estação é sem dúvida Valle Nevado. Ele está mais ou menos 40km de Santiago (não é longe, mas leve em conta que é uma bela subida, com muitas curvas, "pirambeiras" e uma boa dose de enjôo para os mais sensíveis). Possui 3 hoteis de categorias variadas. Lá você pode encontrar lojas para alugar ou comprar roupas e ainda possui professores para dar aulas para os novatos. É bastante frio, mas não esqueça seu protetor solar (isso vale para todas as estações). A combinação altitude e neve faz mais estrago que a praia!


O segundo centro é El Colorado, que fica alguns poucos quilometros antes de Valle Nevado. Também existem hotéis por lá e também apartamentos para locação. Possui todo tipo de pistas (desde iniciantes - as verdes - até pistas para experts - as tão temidas pistas pretas). Novamente possível encontrar algumas lojinhas e professores para ensinar a usar aquela tralha toda.

Um pouco antes de El Colorado está a pista de Farellones. Foi lá que eu aprendi a esquiar e também foi lá que eu me estabaquei e machuquei o joelho. Fica aí a dica. Esquiar é muito bom... mas é sim perigoso. A neve é tão dura quanto asfalto e um tombinho de nada pode ter consequências beeem sérias! Farellones é bem pequena. Apenas uma pista e a "cancha" e iniciantes.

Exitem também as estações de La Parva e Portillo. Essas eu não conheço pessoalmente. No entanto, Portillo é o centro de esqui mais antigo do Chile. Fica no caminho para Mendoza, na Argentina (que é logo ali; basta atravessar a Cordilheira! eheheheh). Com certeza também devem ter lojinhas e professores à disposição.

Para ir aos centros de Ski eu recomendo que utilizem os serviços da empresa Ski Total. A estrada para as estações é realmente perigosa (tanto que hoje existem horários de subida - a partir das 8 da manhã - e descida - depois das 5 da tarde; fora desses horários não se pode fazer o sentido contrário. Subiu, tem que ficar). Muitas vezes são necessárias correntes para o carro trafegar a pista e os motoristas chilenos fazem (a maioria) até curso para colocá-las nos pneus do carro. Nada como ir sossegado, sem se preocupar com a estrada e aproveitando a paisagem.

Pelo que meu marido falou, tanto faz alugar os equipamentos de ski lá em cima ou na Ski Total, pois o preço é o mesmo. Ele preferia alugar na loja, antes de sair, para não perder tempo lá em cima.

É isso.

quarta-feira, julho 09, 2008

Chile - Argentina - Parte 1

Essa é a terceira vez que vou a Santiago (Chile). Você deve estar se perguntando: mas que tanto tem para fazer lá? Bem... não tem muito coisa, além de esquiar.

Nós voltamos já algumas vezes porque temos parentes que moram lá; meu marido gosta de esquiar, então, juntamos o útil ao agradável.

Não sei se posso dar muitas dicas, já que ficando em casa de parentes a gente janta em casa, acorda tarde, tal como se estivesse na nossa casa e não viajando, mas vou tentar dizer o que há de interessante para fazer por lá.

Antes de tudo, Santiago não é Paris ou NY que você pode ir 100 vezes que ainda não viu tudo. Imagine que você é um turista e vai para Belo Horinzonte ou Porto Alegre. O que acha que vai encontrar por lá? Alguns museus, shoppings, restaurantes e uma paisagem bonita. Santiago é assim.

Quase 36% da população do Chile está em Santiago. São mais de 6 milhões de pessoas vivendo numa espécie de vale grudado com a Cordilheira dos Andes. No entanto, boa parte da beleza da vista é encoberta por uma densa nuvem marrom durante o inverno (no verão não tem neve nem no Valle Nevado, que está a mais de 3mil metros de altitude). A poluição por lá é muito grande. Eles também têm rodízio de veículos, mas é decretado conforme o nível de poluição vai aumentando. Ou seja, todos os dias, antes de sair de casa, você deve ler o jornal ou ver a TV para saber se há rodízio e se é a sua placa que está fora de circulação hoje.

É uma cidade fácil de se locomover. O metrô está cada dia maior, várias linhas de ônibus existem (hoje é necessário ter um tipo de cartão eletrônico tal como São Paulo) e tem táxis para todos os lados.

Primeiro problema: existem muitos taxistas safados rodando por lá; é um tal de taximetro adulterado e motorista tentando te enganar que não é brincadeira. O golpe mais clássico é o da nota de 10mil pesos. Você entrega no final da corrida paga com de 10mil o cara. O safado pega e te devolve uma de 1mil (são bem parecidas) dizendo que você se enganou e que a corrida deu mais. Se você não é esperto, cai no golpe e ainda paga novamente!!! Isso aconteceu comigo e com meu marido esse ano (em situações diferentes). Só que eu quase agredi o taxista, que depois disse que "eu" me confundi com o espanhol e ele estava me dando a de 1mil como troco, etc... Meu marido ameçou chamar os carabineiros e o cara acabou cendendo e devolvendo o dinheiro. Portanto, fiquem atentos!

Talvez o melhor bairro para se hospedar seja Providência. É uma área central, mas não o centrão. Cheia de lojas, transporte e muita gente circulando. Não posso indicar hoteis. Mas minha dica é olhar o Tripadvisor (tem bastante resenhas de pessoas sobre hotéis, restaurantes, etc).

Passeios

Antes de tudo você deve estar ciente que vai visitar uma cidade sul-americana. Portanto, não existem pencas de museus nem lugares históricos de sobra.

Você deve conhecer:
1) Palácio la Moneda (onde o presidente Allende se suicidou e é sede do governo);
2)Paseo Ahumada (o primeiro boulevard construído em Santiago, e hoje é cheio de lojas);
3)Cerro San Cristobal (em dias limpos a vista da Cordilheira é de tirar o fôlego. Você pode fazer a subida de teleférico e descer de Funicular - existe promoção para compra desses tickets combinados);

4)Bairro Bellavista. Fica aos pés do Cerro San Cristobal. Hoje é um bairro cheio de bares de restaurantes bons. Da primeira vez que eu fui à Santiago, era um dos bairros mais "underground" da cidade. Para você ter idéia, um bar que fomos tinha pés de maconha plantados em vasos na decoração!
5) Casa do Neruda. Fica no bairro Bellavista. É chamada de 'La Chascona' ("despenteada") em homenagem a uma de suas mulheres;
6)Cerro Santa Lúcia (onde o conquistador espanhol Pedro de Valdivia fundou Santiago del Nuevo Extremo, em 12 de fevereiro de 1541). É infinitamente menor que o anterior, mas tem história.
7) Museo Chileno de Arte Precolombino (para ver como nossos índios não fizeram praticamente nada perto daqueles Maias ehhehehe);
8)Plaza de Armas (Considerado o centro histórico da capital. Nela, na época da fundação da cidade, ficavam os principais prédios públicos e a famosa forca - tal como nosso pelourinho);
9)Mercado Central (para ser sincera, eu achei horrível! Mas tem quem goste... não custa nada passar por lá e, se quiser, experimentar alguns peixes ou frutos-do-mar que só existem no Pacífico);
Acho que isso é o principal. Depois volto trazendo informações sobre o Ski, comida, vinhos e (o principal) compras!

terça-feira, julho 08, 2008

Desfazendo as malas...


Depois de um longo, mas nada tenebroso inverno, voltei! Pode parecer estranho, mas viajar cansa demais... até mesmo um dos guias que pegamos durante a viagem disse: daqui a pouco vocês voltam para casa e aí vão poder descansar das férias! adhasudhaudhaushd É a pura verdade.

Prometo postar fotinhos, umas dicas e voltar a bater-papo com vocês. Já estava com saudades! Beijos