quarta-feira, fevereiro 11, 2009

TOP SECRET

Quem foi menina e nunca teve um "diário", levante a mão! Parabéns! Você, com certeza, é um ser alienígena. Toda menina que se preze teve um diário.

Pode ter sido como eu, que tinha e quase nunca escrevia (na única vez que fui fiel a esse tipo de escrita, já era época da agenda. Daquelas bem coloridas, cheias de adesivos e "códigos secretos". E não durou mais que um ano), ou daquelas que tinham pilhas deles. Precisando de mais de um por ano, cheio de cadeados e chaves (só faltando um neon piscando: leia-me que é quente!)

Eu nunca entendi esse negócio de diário. Principalmente quando vejo filmes ou leio biografias. O cara (sim, porque nos séculos passados, macho também tinha diário) escrevia barbaridades sobre os outros, pensamentos mais íntimos, nomes de amantes, despesas, etc tudo num cardeno que depois serviu para mostrar para todo o mundo quem ele era. Mesmo que isso tenha acontecido 200 anos depois que ele morreu. Não era melhor só pensar e não escrever?

Olha só que está escrevendo! A menina que tem blog! Que contra-senso, dirão vocês. Mas é justamente aí que está o X da questão. Ninguém conhecido meu (daqueles que a gente conhece pessoalmente) sabe que eu escrevo aqui. Não conto nem sob tortura. Tenho medo de ser julgada. Tenho medo de censurar meus pesamentos só porque pessoas que me conhecem podem ler.

Aqui serve para eu desabafar sem que eu precise ouvir um sermão da minha mãe. Falar mal do marido sem por ele em uma situação chata. Às vezes falo do meu pai (raramente é verdade. Mas isso doí demais. Não consigo falar sobre ele sem sentir um buraco no peito. Tem horas que é melhor fingir que nunca aconteceu). Onde eu teria mais liberdade?

Mas em compensação, não tem fotos minhas. Não tem referências diretas sobre minha vida. Se um dia algum conhecido "achar" essa página aqui, pode ficar na dúvida se sou eu mesma (tomara)... isso me deixa aliviada.

E vocês? Seus amigos, parentes, qualquer conhecido, sabem que vocês escrevem? Vocês não tem vegonha/medo de serem lidos?

7 comentários:

Renatinha disse...

É.
Eu escrevo como eu mesma. Sem personagens. Sem mentiras. Com censura.
Por isso lá no passei dos trinta, sou eu, sem medo que me leiam, sem medo que me vejam, sem medo que me achem...
beijos
Re

Unknown disse...

Tenho inveja ("Branca" como dizem por aí) da sua coragem... quem sabe um dia? Bj

Renatinha disse...

Mas tenho vontade de fazer um blog secreto.... de muitas, muitas histórias incontáveis de cara limpa, sabe? rsrsrsr
beijo

Cláudia disse...

Olha, às vezes eu me pego me censurando sim, mas na verdade, pode não parecer, mas sou uma pessoa fechada.
Porém, me divirto tanto com o blog e falo sobre coisas que gosto, vejo, analiso. É uma forma de satisfazer meu lado de jornalista.
Mas cada um sabe onde pega o calo não?
beijo

Unknown disse...

E o meu sapato aperta muito! ahduashduahduh Eu sou aquela pessoa engraçada (todos os meus amigos dizem que sou hilária), mas a timidez é muito presente na minha vida. Eu sempre fui a preterida e isso até hoje me incomoda.
E pelo menos aqui eu posso falar sem medo de me censurarem ou medirem. Traumas de infância que nem a psicóloga resolveu!
Bj

Lucia disse...

Eu ja comecei o meu blog pra contar as novidades do meu dia a dia aos amigos e parentes que ficaram no Brasil.

Era um tal de escrever quase a mesma coisa pra cada um e mandar as mesmas centenas de fotos, que fica mais facil assim. E devido a ele, ja conheci mt gente legal virtualmente e fiz mt amizade com gente nova.

Eu escrevo em diarios desde os 13 anos -ate fiz um poste sobre isso, colocando foto de cada diario/agenda que tive desde entao. E tenho todas elas guardadinhas na minha prateleira ate hoje.

Das agendas passei pro blog, mas gosto mt de escrever e dividir minha vidinha com meus amigos.

Bjos

Unknown disse...

Lúcia: Obrigada por postar aqui!
Morar longe é complicado, né? Ainda mais quando se vai para fora. Todo mundo quer saber notícias.
Com a gente (apesar de morar no Brasil) foi assim. Mas só durou uns 30 dias! sahdauhdusahdusahd
Prefiro o blog "anônimo", mas eu existo sim! ahsduhuhsaudhuahsduasd Bj