quinta-feira, agosto 20, 2009

Antes de tudo, preencha esse formulário


Depois de muita procura pela internet, de carro e nas imobiliárias da vida, fizemos a proposta de locação de um apartamento bonitinho. E aí que a trabalheira começou!

Já tinha esquecido da quantidade de documentos (= burocracia) necessária para alugar um imóvel. Além da documentação normal (RG e CPF) é preciso preencher um formulário que praticamente pede até o seu tipo sanguíneo (vai que o seu fator RH não é compatível com o do senhorio?). Pois bem, você precisa dar referência bancárias, comerciais, pessoais. Dizer que se imóvel próprio (quitado, financiado, usucapido) ou mora de aluguel (nesse caso precisa dizer qual é o telefone da imobiliária que toma conta dele), se tem carro (pago, não-pago, etc) ou anda de ônibus. Dizer onde trabalha, quanto tempo, em que cargo e onde já trabalhou.

Multiplique isso por pelo menos 4, se você for casado e tiver fiador também casado. Ahhh por falar em fiador. Outro problema! Tem coisa mais constrangedora do que pedir para alguém ser seu fiador e ainda por cima ter que preencher toda aquela papelada? E ainda você precisa ir ao cartório pegar certidões atualizadas do imóvel que servirá de garantia. Reze para o cartório não demorar.

Se preferir não ter fiador (ou ainda no caso de não ter um) há a opção do seguro fiança. Basicamente você paga 1,5 aluguel por ano ao segurador, que garante que o locador não vai ficar sem receber se você tiver algum problema. O problema é que outras fichas preenchidas serão necessárias...

E agora não basta ter um fiador bom ou pagar o seguro, é preciso comprovar que você ganhar 4x o valor do aluguel mais os encargos. Ou seja, se a sua empresa é partidária daquela máxima "salário em parte pago por fora", o negócio vai ficar feio!

No final, toda a papelada vai ser analisada e nesse momento a sua vida fica em suspenso. É nesse momento que nossa vida se encontra. Com a complicação adicional que os e-mails com parte da documentação que envio volta para minha caixa de entrada!

Por último, tudo isso deve ser feito em 2 dias! Ou seja, se você está procurando algo para alugar, já tenha a parte da documentação que lhe cabe saparada. Facilita e muito.

Em breve teremos novidades...

3 comentários:

Cláudia disse...

ja chegou a sp?
vamos marcar alguma coisa antes da Re ir embora pra Porto de Galinhas!
beijo

Renatinha disse...

que saco, hein? socorro!!!
beijos
Re

Unknown disse...

Saco mesmo, Re! E agora eles estão pedindo os IR dos fiadores... ai... ai... Bj