domingo, abril 27, 2008

SOCORRO

Vocês não vão acreditam no que está acontecendo aqui em casa (e acredito que no NE inteiro!).

Eu estou aqui, lendo uns blogs na net. Olhei no relógio, 20:30... ok, faltam alguns minutos para começar o Fantástico. Arrumei um lanche, aumentei o som da tv de sala e voltei para o PC.

O tempo passa... nada do Fantástico começar.

Penso: "aquela reconstituição do crime deve ter atrasado a programação toda. Vai começar às 21:00".

Dá 9 da noite. Está passando a Dança dos Famosos. "Credo! Como a Globo está descuidada. Deveria ter deixado de levar ao ar alguma parte do Faustão".

21:30... não é possível!

Fui para a sala. O Faustão olha no relógio e diz: 20:19! COMO ASSIM??????????????????? Será que o meu PC tá com o horário errado? Olho no meu celular... 21:30!

Ligo para minha mãe:

"Mãe, que horas são aí?" (ela mora em SP)
"21:30 filha, por que?"
"Puta mer** mãe, o Faustão acabou de falar que são 20:19! Liga a TV aí, mãe!"

Minha mãe liga e diz: Filha, aqui está passando o Fantástico!

COMO ASSIM??????????????????????????? A GLOBO RESOLVE SE ADEQUAR A NOVA REGULAMENTAÇÃO DE FUSO HORÁRIO, INCLUI O CEARÁ E NÃO AVISA A GENTE????????

Que horas que vai começar o Fantástico? Já tô vendo que não vou poder mais asssitir A Grande Família, e nenhuma outra coisa depois do Jornal Nacional! Tudo vai começar 23:00.A novela vai começar as 22:00. SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tem alguém do NE aí para dizer se é só no Ceará ou em outro estado também?

3 comentários:

! PLOC ! disse...

Olá! Meu nome é Michelle e tenho lido seu blog... Como meu pai trabalha na Rede Globo, resolvi perguntar para ele o que está acontecendo aí no Nordeste. Olha só o que ele respondeu (prepare-se, a explicação é grande!):

"A lei passou a exigir que os programas de televisão sejam exibidos nos horários em que o Min.Educação julga adequados a faixa etária do telespectador.

Esta lei vigora há algum tempo.

Ocorre que os estados com fuso horário diferente de Brasília acabavam exibindo os programas antes do horário permitido.

Houve uma tentativa de defesa, por parte das TVs, que, para esta finalidade, não deveria ser considerado o horário local e sim o de Brasília (fraco, não?). Este foi o motivo pelo qual não houve alteração imediata no nosso esquema de transmissão.

De qualquer forma, no início de abril, todas as emissoras tiveram que se adequar ao que a lei determina em relação ao horário local.

No caso da Globo, como a Novela das 8 (que, na verdade, começa às 9) foi classificada como inadequada para menores de 14 anos, ela só pode ser exibida a partir das 21 hs.

Assim, nós “criamos” uma nova emissora que exibe esta novela defasada de uma hora da rede para as cidades que têm o fuso diferenciado (todas dos estados de AC, AM, RO, RR, MS, MT e 2 cidades do Pará). Nestes lugares, entre outras coisas, a Novela das 7 passou a ser exibida depois do Jornal Nacional.

Isto implicou num grande investimento por parte da Globo e (talvez) das concorrentes que tiveram algum programa numa situação semelhante à nossa.

Só que isto não começou ontem, já está assim desde 8 de abril.

E para estas emissoras que foram afetadas, a Globo colocou uma mensagem informando.

Não é o caso do Ceará, que não tem nada a ver com isso, pois eles não têm fuso horário diferente de Brasília (passarão a ter quando estivermos no horário de verão).

Além disso, aos domingos, mesmo nos estados que eu falei, não há nenhuma mudança em relação ao que acontecia anteriormente, porque os programas que sofrem restrição de horário, mesmo com a diferença provocada pelo fuso, estão enquadrados."

Por tudo isso, ele disse que não sabe o que pode ter acontecido no seu caso específico... Isso continua acontecendo, diariamete, aí no CE?

Beijos!
Michelle
mpmr@globo.com

! PLOC ! disse...

Corrigindo: a lei sobre classificação indicativa é do Ministério da Justiça e não da Educação.

Bjos,
Michelle

Unknown disse...

Obrigada por passar aqui Michelle e ainda por cima explicar tudinho!
Já consegui descobrir o que aconteceu no domingo: o jogo do campeonato cearese demorou mais que o previsto (tempo normal + prorrogação + pênaltis). Quando acabou, ao invés de voltar para a programação normal a TV Verdes Mares começou a passar o Fautão inteiro, gravado. E depois o Fantástico.

Só que quem não viu o jogo (como a gente aqui em casa) não ficou sabendo o que estava acontecendo, porque não havia nenhuma mensagem na tela de TV informado o que tinha acontecido.

Agora tudo já voltou ao normal, ainda bem!

Bj