terça-feira, julho 15, 2008

Visto concedido!


Nossa entrevista estava marcada para hoje às 8h30 no consulado em SP. Chegamos lá às 8h00 porque eu passei direto na rua e tive que voltar um bom pedaço (vai aí a dica para quem vai de carro pela av. Santo Amaro: a rua do consulado fica bem ao lado da estátua do Borba Gato!!).

Quando chegamos a fila na calçada já era grande e lá dentro mais ainda (dava 4 voltas; tudo isso sem ao menos entrar no prédio do Consulado). Expliquei que a entrevista estava marcada para as 8h30 mas fomos orientadas a ficar na fila mesmo. Resultado, ficamos lá fora até as 10 e pouco da manha!).Fomos ecaminhadas direto, sem tirar as impresões digitais naquele guichê do lado externo do prédio.

A pré-entevista foi rápida e conseguimos ficar nós 3 com a mesma senha (apesar de ter agendamentos distintos, já que cada uma mora em um estado do Brasil, bastou dizer que eramos uma família). A funcionária (brasileira) foi simpática, perguntou o que éramos umas das outras. Eu disse que éramos mãe e filhas. Ela pegou o formulário e passaporte de uma de cada vez. Conferiu o visto anterior (nosso visto venceu em junho de 2007, estávamos fora do prazo de renovação) e os formulários. Deu uma senha única e mandou ficar de olho nas chamadas.

Levou quase 1 hora para nossa senha ser chamada para colocar as digitais. Eu tive um certo problema com as minhas, por causa do suor das mãos (tenho sudorese excessiva nas mãos, é normal no meu caso), mas a funcionária (também brasileira) foi super simpática e paciente. Mãos colocadas esperamos a entrevista.Levou mais uns 20 minutos e fomos chamadas.

O AC mandou eu pegar no telefone. Talvez tenha sido a entrevista mais rápida da minha vida!

AC: Bom dia. São sua mãe e sua irmã?

EU: Sim. Essa é minha mãe (apontei) e essa minha irmã (tb apontei).

AC: Você é a Virgínia?

EU: Sim

AC: O que você e sua irmã fazem? (NÃO PERGUNTOU SOBRE MINHA MÃE!)

EU: Sou advogada e faço pós-graduação e minha irmã está no 4º ano da faculdade (não mostrei nenhum documento)

AC: Vocês vão viajar para onde?

EU: Vamos para a Disney em Orlando, porque já conhecemos a Disney de LA e queremos voltar a NY...

AC: (em silêncio destacando os passaportes antigos do novo por alguns momentos). Ok. Vocês tiveram o visto aprovado. Boa viagem!

EU: Muito obrigada! Bom trabalho.

Pagamos o sedex (para pessoas com o mesmo sobrenome pode ser utilizado um só envelope e uma taxa ... R$20 para o interior de SP).

O que eu senti. Quem decide que é aprovado ou não são os funcionários lá de dentro. Eles ficam quase 1 hora com seus formulários e passaporte. Tempo suficiente para analisar com calma. O AC que nos entrevista só faz algo mais "teatral", sendo que ele também pode verificar se você está seguro do que fala ou confirmar alguma informação ou doc. E aí confirmar a entrega do visto ou negar.

Nos nossos formulários tinham em caneta os seguintes rabiscos "SF" e um outro que parecia ser um "b" ou uma rubrica de alguém. Vi que uma menina que tinha um carimbo "SM" (era intercambista) e teve o visto aprovado. Mas não conseguimos descobrir o que significavam... ainda bricamos na fila que "SF" era 'SE Fo#####' E "SM", 'Sinto muito'... ahdsuahdu mais deu tudo certo.

Não mostramos nenhum documento. Minha irmã não falou nada e o AC nem sequer perguntou da minha mãe (não sei se influencia, mas ela é pensionista do governo federal).

Demorado pacas, saímos de lá 12h00... mas com o visto aprovado. Só falta saber que quanto tempo!

5 comentários:

Cláudia disse...

Jura que você foi ao consulado americano? Bem pertinho da confecção! Mais uns 3km pra frente na avenida santo amaro e tu chegava lá.
O mais chato de tirar o visto é aquela fila desumana na calçada, o resto é tão moleza...
beijo

Unknown disse...

Verdade??? Eu devo ter passado bem perto mesmo, porque erramos a entrada da rua, passamos o Borba Gato e fomo embora... quando começou uma descida, achei melhor parar e perguntar. Tinha errado feio! heheheh
Fila desumana na calçada e lá dentro também. Mas pelo menos quando se consegue entrar tem bancos. Bj

Dedinhos Nervosos disse...

Nossa, que sorte, heim? Ainda bem que vc pegou funcionárias barasileiras pq todos dizem que as americas são uns fedores de antipáticas.
Boa viagem
Bjos.
Ps. Sou LOCA pra conhecer a Disney.

Re disse...

Eeeeh, eh um alivio sair de la com o visto, afinal fazem um terrrismo, ne? Tirei o visto pra lua de mel e o unico documento que me pediram foi o convite do casamento, eh mole? Sorte q eu tinha levado. Bjs

Unknown disse...

Dedinhos: Para dizer a verdade achei todos os funcionários muito simpáticos. Talvez porque fosse terça-feira e a semana mal tinha começado! O Agente consular que nos atendeu tb foi legal. Mas era mais sério; a disney é o máximo. Dá para voltar sempre e nunca enjoar. BJ

Re: O quê?????? Eu não ia pensar em levar o convite nunca!!!!!! Talvez os proclamas... mas acho que nem guardei os meus. O duro é ficar nessa expectativa de saber quantos anos de visto nos deram. Vcf foi para onde na lua-de-mel? Bj