terça-feira, outubro 07, 2008

Assaltaram a gramática; assassinaram a lógica!

Uns dias atrás, o "querido" presidente assinou finalmente o acordo que regulamenta as mudanças no nosso português. E eu já estou ficando preocupada!

Algumas coisas, a princípio, facilitam a vida. Não existe mais o trema. Ótimo, não perdermos mais pontos em concursos por esquecimento. Mas como fica a pronúncia? A gente sabe que linguiça é "lingüiça", mas será que vai permanecer assim para todo o sempre? Será que tirando o trema, com o passar dos anos, a pronúncia não vai mudar?

O mesmo vale para os acentos agudos em ditongos abertos de palavras paroxítonas (heim?). A gente sabe que ideia é a boa e velha "idéia". O que impede de as pessoas passarem a falar "idêia", já que não tem o acento?

E o hífen, então? Eu já tinha dificuldade de entender as regras. Usava nas palavras que eu já sabia a escrita; quando tinha dúvida, preferia usar um sinônimo. Agora mudou tudo. Microondas agora tem hífen: micro-ondas!

Tem coisa mais feia que antirreligioso??? No entanto, se o prefixo for super, hiper e inter, ainda tem hífen! Não era melhor então colocar tudo no mesmo saco? Ou seja, todas as segundas palavras iniciadas com "r" e "s" vão ter essas consoantes dobradas, indepedente do que vir antes. Seria interracial; mas vai continuar sendo inter-racial. Qual é a lógica?

Ahhhhhhhhhh não se esqueçam que palavras com término e início com vogal agora são grafadas juntas: extraescolar vai ser o trabalho as crianças vão ter para aprender tudo isso novamente!

Mas já disseram que a palavra for formada por substantivo, adjetivo, numeral ou verbo, terá hífen. Ou seja, é o samba-do-crioulo-doido! (será que tem hífen?)

3 comentários:

Re disse...

Vixe, vi que assinaram o acordo, mas ainda nao tinha parado pra ler sobre isso e ver as mudanças..socorrooo, acho que terei que voltar pro pre primário!

Unknown disse...

Somos duas, então! Sorte que temos até 2013 para se adaptar... não vai ser nada fácil!

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Nem me fala! Até agora tem coisa que não consegui entender. Como uso muito a escrita, já vi que muito em breve terei que comprar um novo vocabulário ortográfico. O meu já está desatualizado.
Beijos