quinta-feira, julho 30, 2009

Tradução simultânea

Uma das coisas mais difíceis de morar em outra região ou em outro país é conseguir entender o que as pessoas estão falando. Quando vim para a Terra de Malboro eu praticamente precisava de uma tecla SAP!

Na primeira vez que fui no supermercado, no caixa entreguei o cartão e a menina me fez a seguinte pergunta: É no vencimento? E eu retruquei: Que eu saiba só posso pagar no vencimento! Depois fui descobrir que ela estava perguntando se era crédito ou débito!

Para facilitar a vida daqueles que um dia passarão por aqui, resolvi fazer um dicionário básico "ceares-português". Básico mesmo, porque até hoje tem coisa que está fora da minha compreesão:

Carioquinha: Pão Francês

Baladeira: Estilingue

Macaúba: Fruta parecida com uma pitomba grande (ahhhhhhhhhhhhhhh)

Ata: Fruta do Conde

Bila: Bola de gude

Rebolar no mato: jogar algo fora

Esgalamida: Esfomeada

Briba: Lagartixa pequena

Girador: Rotatória

Cassado: Marsupial (tem isso aqui no Brasil?), quase um gambá

Baitola ou Balde: homem afeminado

Quartinha: Moringa

Pedaço: Quando empregado em determinada frase vira simônimo de "tempo". Por exemplo: Eu levo um pedaço para dormir!

Celular: específica garrafinha de aguardente que vende nos supermercados

Arrochado: apertado; ou, valente

Peia: Surra

"Gatovéio": mulher vulgar

Gato: amante

Quengado: coisa danificada; algo com problema; estar sem dinheiro

Juízo peidado: está com problemas pessoais

"Se abrir toda": rir muito

Danado: esperto

"Ó o mei": Saia da frente!

Arrudeia: Dar a volta em.

Cruzeta: cabide

Atoleimado: Desastrado

Biloto: Botão

Veaco: Caloteiro

Bombom: bala

Carne de charque: carne-seca (aquela usada na feijoada)

Chã de fora: cochão duro (corte de carne bovina)

Chã de dentro: cochão mole

3 comentários:

Lucia disse...

Nossa senhora do ceu! Acho que dessas frases/palavras todas, so sabia uma ou duas! Ficaria boiando! kkkkkkk

bjos

Renatinha disse...

Tem um dicionário pernambuco português pra mim? rsrsrs
beijo
Re

Cláudia disse...

Amei o juizo peidado!!!!
beijo