sexta-feira, agosto 15, 2008

Coisas da vida...

Li hoje que os atores Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law, decidiram doar para a filhinha do ator Heath Ledger o cachê do filme que ele estava filmando e não conseguiu acabar. Os três (ou quatro, na época) fazem o mesmo persongem no filme (pelo que eu entendi).

É uma atitude muito bonita se não fosse um detalhe: o rapaz, quando morreu, era rico, bem rico. Por que então sua filha não vai receber nada? Fui checar a informação. Ele havia feito um testamento beneficiando o pai. O documento foi elaborado em 2003, ou seja, antes da filha nascer.

Agora analisando o aspecto jurídico (vocês me perdoem, mas não consegui fugir disso), é uma tremenda injustiça! Como pode valer um documento feito antes de você pensar em ser pai? Quer dizer, você faz algo enquanto é solteiro. Guarda na gaveta (até porque ninguém fica pegando o testamento para ele todos os dias). Você acaba tendo um filho. A essa altura, nem lembra mais que fez o tal testamento. Você morre... e seu filho fica desamparado! O QUE QUE É ISSO MINHA GENTE???? Até onde a vontade de uma pessoa por ir sem que o Estado interfira? A autonomia da vontade é tão indiscutível assim para os americanos?

Aqui no Brasil a menina seria herdeira necessária, ou seja, receberia tudo. Mas como ele fez o testamento, a vontade dele seria respeitada. Mas só seriam passados para o pai/avô 50% do que o rapaz deixou (que a gente chama de parte disponível). Isso sim é justo. Respeita-se a vontade do morto, mas não deixa um bebê desamparado só porque o pai esqueceu de mudar o testamento...

Sem bem que nada disso tem importância se paramos para pensar que a menina nem ao mesmo vai lembrar como o pai era... triste morrer tão jovem!

2 comentários:

Cláudia disse...

E o avô nessa história toda, não cogitou a hipótese de proteger a neta?

Unknown disse...

Ao que parece, não! Tá certo que a mãe da menina é atriz, ganha bem... mas ela é que é filha, né? Deveria ficar com algo, pelo menos... vai ver que o vovô quer garantia uma aposentadoria mais saudável! adhuashduashduh Bj