sábado, junho 27, 2009

Canoa Quebrada by Virgínia Tour


Se você leu em algum lugar que Canoa Quebrada é o paraíso do Ceará, acredite. Isso não quer dizer que seja espetacular. A vila é bem pequena, lotada de pousadas, bugueiros e tem poucos restaurantes bons. Nada muito além disso.

O passeio principal em Canoa é andar de bugue para conhecer as falésias. Pode ser feito por até 4 pessoas (5 se alguém se dispor a sentar no banco do passageiro) e o preço varia conforme a época, a sua cara,o bugueiro, etc (a média é R$180). Os bugues saem em todos os horários, mas o passeio ideal depende da maré, já que em algumas partes a passagem pela praia fica impossível quando ela está cheia. Em alguns lugares pode variar mais de 30 metros! A faixa de areia some.

Em Canoa você vai encontrar as areias coloridas e as famosas garrafinhas (já disse que deve haver um cartel dessa garrafinhas no NE?). O passeio leva onde elas são feitas (ao lado de uma casa-museu com esculturas na areia e em troncos de árvores criadas pelo Toinho da Areia). Você pode encomendar a sua (pedir com seu nome, escudo do time do coração, desenho preferido, etc) buscar e pagar no fim do passeio.

No passeio mais longo, que vai até Ponta Negra, o bugueiro para para um almoço em um restaurante no meio do nada (você nem acredita que tem comida naquela lonjura). A comida é simples, mas com fome...

Na época de chuvas algumas lagoas se foram e é possível brincar no "esquibunda" ou no "areobunda". Normalmente paga-se as descidas. Mas garanto que você vai querer pagar para te subirem de volta quando olhar o tamanho da duna que lhe espera!

O passeio é bonito, mas cansativo. Se der sorte, vai terminar junto com o fim do dia. Peça para o bugueiro parar na duna principal da vila. Dela é possível ver o sol se pôr "direto no chão", não tem montanhas para atrapalhar o espetáculo!

A noite a dica é ir até a Broadway que é a rua principal da cidade onde estão os restaurantes e bares. Existem para todos os gostos. Depois de comer você pode aproveitar o forró que toca em alguns lugares.

O ideal é ficar o fim de semana. Um dia de passeio de bugue e outro para a proveitar o sol, seja na piscina da pousada, seja nas barracas de praia que ficam perto da cidade. Ou ainda fazer um passeio de jangada (as próprias barracas dão as informações. R$30 em média)Como chegar?
Canoa Quebrada fica a 167km de Fortaleza. A estrada até lá (CE-040) é boa e está duplicada em um pequeno trecho. Os quilômetros finais de Aracati até Canoa Quebrada estão terríveis! (aquele João Buracão passou por lá, mas de nada adiantou!kkkkkkk)
Você pode ir de carro, de ônibus ou ir fazendo um tour saindo de Fortaleza feito pelas agências de viagens. Mas esse último é feito em um dia, naquele esquema bate-e-volta.

Onde ficar?
A melhor pousada, sem sombra de dúvidas, é a Long Beach Village! Vista maravilhosa da piscina. Mas recomendo também a Aruanã. E se você estiver buscando algo mais simples, mas limpinhos, a Pousada 7 Mares.

Onde comer?
Costa Brava (meu primo e meu marido devoraram sozinhos uma Paella que daria para umas 4 pessoas!), mas não é barato.
Natural Bistrô (charmosinho e com um cardápio diferente; carinho também - lembre-se que você está num lugar onde o povo fala alemão e gasta em euro, por incrível que pareça)

PS: Muitas pessoas que passam aqui no blog vêm em busca de informações sobre as viagens que já postei aqui. Então resolvi fazer um post sobre Canoa Quebrada para tentar ajudar os viajantes.

4 comentários:

Fernanda Floret disse...

Sou louca por conhecer Canoa Quebrada!

Unknown disse...

Voc6e ai adorar! Muito sol e paisagens lindas!

Lucia disse...

Nunca tinha ouvido falar desse lugar, mas parece maravilhoso! Um dia gostaria muito de visitar, mal conheco meu proprio pais, somente o RJ, SP e MG. bjos

Unknown disse...

O engraçado é que muitos brasileiros não conhecem mesmo! Em compensação o que tem de lemão, norueguês, russo(!) que conhece... nem sei como eles encontram esses lugares no mapa! Bjs