sexta-feira, junho 19, 2009

SAL - Serviço de Atendimento ao Leitor

Copiando a idéia da Flávia, estou inaugurando o SAL do Xéééééé! Em qualquer momento ele pode voltar para ajudar a você leitor querido! ahduahsduahudhasud

Bem, a Cláudia perguntou o que seria um Tomato. Pois é, Tomato (ou Tomate em Português) é umas das espécies de peixes-palhaços que existem.

A mais conhecida talvez seja a Ocellari que ficou extremamente popular depois do filme Nemo (o que significa que também ficou mais cara. Nem queriam saber quanto custa uma "Dori" de 3 cm...). Como eu disse, existem várias espécies e o Tomato tem como diferença ter apenas uma única listra e ter um formato de corpo mais redondinho. Talvez seja essa a explicação para o seu nome popular (seu nome científico é Amphiprion frenatus).

Eles normalmente vivem em anemonas, mas nada impede que se utilizem de tocas em pedras. Além disso, têm o sexo mutável quando jovens. Ou seja, se você tiver dois machos no aquário, um pode se tornar fêmea e assim garantir a perpetuação da espécie. Tudo vai depender do ambiente e da quantidade de cada gênero naquele espaço.

Eis aqui uma foto beeem melhor que a minha! Não é meu, infelizmente. É uma foto tirada do aquário privado mais famoso do Brasil: o aquário do Mathias!<

3 comentários:

Lucia disse...

Eu ja estava pra perguntar tb o que era, pois nao entendi o que estava vendo na foto tb, rs.

Bjos

Adriana de Albuquerque Mello disse...

Confesso que quebrei minha cabeça tentando entender o que era um tomato. Pensei em tudo, menos em peixe. Vc parecia tão orgulhosa que eu nem pensei em perguntar (rsrsrs).

Unknown disse...

ahduashduh Meninas! Eu me empolguei tanto que acabei nem conseguindo tirar uma foto decente. Não queria assustar o peixe. Mas todo meu esforço foi em vão... já não tem mais nenhuma ovinha no aquário... Desconfio que foi a moreia safada que comeu tudo! Uma pena...

Vamos ver se eles se empolgam novamente e conseguem procriar! ahduahduahduh